Entrar

ABAG/RP apoia o festival de cerveja artesanal em Ribeirão Preto - Slow Blew Brasil

Compartilhe

Slow Blew Brasil

Desde que foi criada, a Associação Brasileira do Agronegócio-Ribeirão Preto (ABAG/RP) vem veiculando na televisão comerciais que mostram o quanto o agronegócio está presente no dia a dia das pessoas.

Um dos comerciais mais comentados é o da cerveja, onde é possível enxergar toda cadeia produtiva da bebida, do campo ao copo, agronegócio sem contestação.

Porém, são poucos consumidores que enxergam essa ligação com o campo, por isso a ABAG/RP decidiu apoiar o Slow Blew Brasil, o festival de cervejas artesanais de Ribeirão Preto que será uma oportunidade para que seus participantes se lembrem do agricultor, responsável pelas matérias-primas desse grande “prazer nacional”.

Para a ABAG/RP o melhor do Slow Blew Brasil, que acontece nos dias 1 e 2 de novembro, é o conceito que carrega em si: Beba devagar, Beba melhor – prezando a qualidade e não quantidade.

A busca pela qualidade da matéria-prima para a produção de cerveja tem ajudado a aumentar a área plantada de cevada no Brasil, onde há ainda muito espaço para crescer. Nesta safra o plantio da cevada acontece em quase 110 mil hectares, segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Mas, para os pesquisadores da Embrapa Trigo o país deveria plantar 500 mil hectares de cevada somente para atender a indústria cervejeira. Enquanto isso não ocorre o Brasil tem que recorrer à importação: 370 mil toneladas de cevada foram importadas no ano passado, segundo números da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

O plantio da cevada acontece nos estados onde a temperatura é mais amena, como o Paraná, por exemplo, que é o maior produtor nacional com 52 mil hectares.

Mas a área plantada pode dobrar até 2016 naquele estado, impulsionada pela indústria cervejeira que está investindo em maltarias na região.

Esse número diz respeito apenas às grandes cervejarias comerciais, mas é preciso lembrar da produção artesanal que a cada dia ganha mais espaço no país e onde as cervejarias de Ribeirão Preto se destacam pela qualidade da bebida produzida.

As cervejas produzidas na Capital Brasileira do Agronegócio usam também, em alguns sabores especiais, produtos do agronegócio regional como o café e a rapadura, por isso e pela importância da cerveja dentro da cadeia produtiva de grãos, é que a ABAG/RP apoia o evento que além das degustações contará com palestras e conferências sobre cerveja e sobre a agricultura voltada para a produção dos maltes.

Sobre o Slow Brew Brasil

O Slow Brew Brasil é o primeiro festival de cervejas artesanais de Ribeirão Preto apresentará cerca de 30 das melhores cervejarias nacionais e mais de 120 rótulos.

O Slow Brew Brasil acontecerá nos dias 1° e 2 de novembro.

Os apreciadores poderão degustar a vontade os vários rótulos das melhores cervejarias brasileiras, acompanhados de petiscos servidos durante o evento. No espaço para expositores, os empórios apresentarão suas especialidades e o visitante poderá reunir amigos ao som de bandas da cidade.

O festival acontecerá no Centro de Eventos Taiwan. No dia 2 de novembro, haverá palestras, workshops e concurso para quem produz e estuda cerveja.

O evento terá edições posteriores em Brasília e Recife http://www.slowbrewbrasil.com.br/

ABAG/RP