Entrar

Nove mil pessoas protestam em favor do setor sucroenergético

Compartilhe

O ato Movimento pela Retomada do Setor Sucroenergético, que reuniu 9 mil pessoas na manhã desta terça-feira (27) em Sertãozinho, foi pioneiro ao reunir vários elos produtivos do agronegócio da região de Ribeirão Preto.

Essa foi o primeira ação do “Movimento”, promovido por instituições como o Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético (Ceise-BR), Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Canaoeste), prefeitura de Sertãozinho e sindicatos de trabalhadores ligados a Força Sindical e a União Geral dos Trabalhadores (UGt).

“O setor sucroenergético é nosso, com investimentos de 40 anos, e envolve trabalhadores de vários setores de toda a economia”, disse o prefeito de Sertãozinho, José Alberto Gimenez, cidade onde 2.400 trabalhadores ligados ao setor perderam seus empregos, somente de janeiro a novembro de 2014. “Não queremos Bolsa Família, queremos empregos.”

Para Marcos Matos, diretor-executivo da Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto, ABAG-RP, que participou do ato, esse tipo de mobilização demonstra a extensão e importância do agronegócio para as economias onde estão seus elos produtivos e a dimensão que a crise atingiu para conseguir mobilizar essa quantidade de agentes do setor. “Tivemos em Sertãozinho não apenas produtores rurais e empresários de bens e serviços para usinas, mas representantes do comércio, indústria e de instituições, que liberaram funcionários para participar do evento", disse ele.

“O objetivo final é conseguir sensibilizar os governantes a enxergar o setor sucroenergético de forma mais estratégica", completou.

Ao final do evento, foi divulgada uma carta com reivindicações a ser enviada para o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e para a presidenta da República, Dilma Rousseff.

A próxima etapa do Movimento pela Retomada do Setor Sucronergético é agendar audiência com a ministra da Agricultura e Abastecimento, Kátia Abreu para que ela ajude a buscar saídas para o setor.


Carta enviada ao Governador Geraldo Alckmin e a Presidenta Dilma Rousseff:
http://www.abagrp.org.br/media/pdf/carta-movimento-pacto-pelo-emprego.pdf

ABAG/RP