Entrar

Café, cana, citrus e pecuária serão as cadeias produtivas visitadas no Ciclo de Palestras e Visitas do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo na região de Ribeirão Preto

Compartilhe

Nos dias 17, 18 e 19 de agosto acontece mais um Ciclo de Palestras e Visitas do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”, o segundo de 2015.

Dessa vez ele ocorrerá com alunos das faculdades de jornalismo do interior: Barão de Mauá e Unaerp, de Ribeirão Preto; Imesb, de Bebedouro; Uniara, de Araraquara; Unifran, de Franca e Unesp, de Bauru.

Os quase 70 alunos inscritos participarão de cerca de 30 horas de visitas às cadeias produtivas do café, na Cocapec, em Franca; da cana-de-açúcar, na Usina São Martinho, em Pradópolis; citrus, na Cutrale, em Araraquara e pecuária de corte, na Agrindus, em Descalvado.

Eles ainda terão a oportunidade de conhecer duas instituições de pesquisa, a Embrapa Pecuária Sudeste e o Fundecitrus, Fundo de Defesa da Citricultura.

O Ciclo ainda contará com diversas palestras de especialistas do setor.

Na abertura, dia 17 na Embrapa Pecuária Sudeste, ocorrerá um seminário para que os estudantes de jornalismo possam entender melhor o tema e se preparar para as visitas. Mônika Bergamaschi, presidente do IBISA, Instituto Brasileiro para Inovação e Sustentabilidade do Agronegócio, falará sobre o setor e sua dimensão econômica, social e ambiental.

Rui Machado, chefe geral da Embrapa Pecuária Sudeste, sobre a importância das pesquisas e da tecnologia para o desenvolvimento da agricultura e pecuária, e o jornalista Ronaldo Luiz abordará o agronegócio sob a ótica da comunicação.

Mais duas palestras estão previstas, no dia 18. Na Cutrale, em Araraquara, Ibiapaba Netto, presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos, Citrus BR, irá apresentar essa cadeia produtiva aos futuros jornalistas.

No dia 19, para encerrar o Ciclo, o presidente da OCB, Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas, falará sobre a doutrina cooperativista, o cooperativismo contemporâneo e sua importância para o agronegócio brasileiro.

Com mais esse Ciclo, o Prêmio ABAG/RP de Jornalismo encerra a sua primeira etapa de atividades que tem por objetivo aproximar o estudante de jornalismo do agronegócio, mostrar a ele a pluralidade de assuntos que cabem dentro de um só setor, de saúde e segurança alimentar, a relações internacionais e economia.

Depois dessa etapa os alunos poderão inscrever suas matérias e concorrer, nas modalidades vídeo e escrito, aos prêmios de R$ 2.500,00 por modalidade para os vencedores e câmeras fotográficas para os que ficarem em segundo e terceiro lugares.

Categoria Profissional
Para o jornalista profissional não há obrigatoriedade de participar das atividades do Ciclo. Eles concorrem em três modalidades: Plataforma escrita diária: Jornal e internet; Plataforma escrita especial: Revista e cadernos especiais de jornais e Plataforma eletrônica: TV.

O prêmio para os profissionais é de R$ 10.000,00 por modalidade. Para os jornalistas de fora região de atuação da ABAG/RP, Ribeirão Preto, a única exigência é que a pauta seja sobre o agronegócio do nordeste do Estado de São Paulo.

As já estão inscrições abertas.

Mais informações em www.abagrp.or.br

 

II Ciclo de Palestras e Visitas Prêmio ABAG/RP de Jornalismo
José Hamilton Ribeiro 8ª edição - 2015

Seminário: 17 de agosto
Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos)
Manhã
Rui Machado (Chefe Geral Embrapa Pecuária Sudeste)
Monika Bergamaschi (Presidente IBISA, ex-secretária da Agricultura e Abastecimento do estado de SP)
Ronaldo Luis Araújo (Jornalista)

Visitas
tarde
Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos)
Agrindus (Descalvado)

Visitas – 18 de agosto
Manhã
Fundecitrus (Araraquara)
Cutrale (Araraquara)
Tarde
Baldan Implementos (Matão)
Antoniosi (Matão)

Visitas – 19 de agosto
Manhã
Usina São Martinho (Pradópolis)
Tarde
COCAPEC (Franca)
Palestra: 16h00
Marcio Lopes de Freitas (Presidente OCB)

ABAG/RP