Entrar

GLOBO RURAL: Escola de Guariba conquista prêmio de agronegócio com a cana-de-acúcar

Compartilhe

POR ELIANE SILVA, DE RIBEIRÃO PRETO (SP)

Estudantes plantaram um canavial e mostraram que é possível obter etanol, açúcar, fertilizantes e adubo da planta, irrigada com água da chuva

Uma escola municipal de educação básica de Guariba, cidade do interior paulista que, há 31 anos, foi palco da maior greve de cortadores de cana da história do país, usou a cana-de-açúcar para vencer o 5º Prêmio Professor, do Programa Educacional "Agronegócio na Escola", que é mantido há 15 anos pela ABAG/RP (Associação Brasileira do Agronegócio de Ribeirão Preto).

A premiação foi anunciada nesta sexta-feira (6/11) no auditório do Centro de Cana de Ribeirão Preto.

“Agronegócio e a Cana de Açúcar”, projeto desenvolvido pelo professor de matemática e ciências Waltinho Aparecido da Silva, da escola Maria Cecília Pacífico de Faria, envolveu diretamente 120 alunos de oitavo e nono anos.

“Na verdade, o projeto transformou a escola e contou com a participação de todos os alunos, professores e funcionários até da cozinha e limpeza”, disse Waltinho.

Segundo ele, a escolha do tema se deveu ao fato de que Guariba e toda a região estão cercadas por canaviais e usinas, o setor emprega milhares de pessoas e a cana oferece, além dos produtos básicos etanol e açúcar, também energia e fertilizantes, entre outros subprodutos.

Em uma apresentação de 15 minutos, ele mostrou que o projeto envolveu várias fases: inicialmente, os alunos levantaram quais os produtos da cana e as relações sociais que envolvem a cultura. Com as informações, elaboraram cartazes para dividir o conhecimento com todos os colegas.

Depois, plantaram mudas de cana em terreno da escola e usaram água da chuva para irrigar a plantação, desenvolvendo o conceito de sustentabilidade.

Elaboraram uma revista e fizeram uma exposição para mostrar na prática como ocorre o processo de produção do açúcar e etanol. “Eles ainda usaram muita criatividade para desenvolver uma pilha elétrica com cana-de-açúcar que acende luz e carrega celular e fizeram tijolos com as cinzas do bagaço de cana”, disse Waltinho, professor há 21 anos.

Não foi deixada de lado a questão social: os alunos relembraram a greve de 1984, que foi o estopim da mudança nas relações trabalhistas do setor.

Em segundo lugar, ficou o projeto da professora Rita de Cássia de Azevedo, que reativou uma estufa parada na EMEF Andreia Sertori Sandrin, de Guatapará, usando irrigação por gotejamento, adubação orgânica com torta de filtro e plantio de mudas em bandejas.

Os produtos da estufa foram incluídos na merenda escolar e mudaram hábitos alimentares de muitos alunos, segundo Rita.

O terceiro colocado foi o professor Marcos Coelho da Silva, da EMEB Gino Bellodi, também de Guariba, com o projeto sobre a cadeia produtiva do tomate, motivado pela indicação do produto como “vilão da inflação”. O projeto envolveu várias disciplinas.

Os alunos levantaram tipos, produção e consumo de tomate, elaborando planilhas nas aulas de matemática, construíram uma horta sustentável e visitaram uma fábrica de processamento de tomate.

Estudantes da região também foram premiados por redações, desenhos e projetos expostos na Feira do Conhecimento.

O Programa Educacional da ABAG/RP é desenvolvido em parceira com escolas públicas municipais da região de Ribeirão Preto. Neste ano, envolveu 14 mil alunos e 300 professores de 91 escolas de 34 cidades da região.

Nos 15 anos, quase 170 mil alunos participaram das atividades que acontecem durante todo o ano letivo. “O objetivo do programa é apresentar a real dimensão do agronegócio aos alunos, a cadeia de valor e emprego e as relações de sustentabilidade.

Capacitamos o professor com palestras e visitas a empresas agroindustriais, instituições de pesquisas, universidades e fazendas da região. Com as informações, ele escolhe o tema que quer desenvolver com seus alunos”, diz Marcos Matos, diretor executivo da ABAG/RP.

 

http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/noticia/2015/11/escola-de-guariba-conquista-premio-de-agronegocio-com-cana-de-acucar.html

ABAG/RP