Entrar

Começam as atividades práticas do 9º Prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”

Compartilhe

O Prêmio de Jornalismo da ABAG/RP foi criado em 2008 para incentivar e reconhecer o trabalho jornalístico dedicado ao agronegócio. Desde a primeira edição, o Prêmio tem oferecido aos jornalistas e aos estudantes de jornalismo a oportunidade de conhecer melhor o setor e suas cadeias produtivas.

Para os estudantes de jornalismo, na categoria Jovem Talento, a participação nos Ciclos de Palestras e Visitas continua obrigatória. Neste ano serão quatro Ciclos, que reunirão alunos das regiões de São Paulo, Capital; Ribeirão Preto; Campinas e Piracicaba; e Bauru.

A participação nos Ciclos também é aberta para os jornalistas profissionais.
O primeiro Ciclo de Palestras e Visitas acontecerá nos dias 17, 18 e 19 de maio para os estudantes da Cásper Líbero, ECA/USP, Mackenzie e Metodista.

O roteiro de visitas foi elaborado para que que os futuros jornalistas saibam um pouco mais sobre biotecnologia, exportação de produtos agropecuários, cadeias produtivas da cana-de-açúcar e do café, uso e ocupação das terras brasileiras, sustentabilidade, pesquisa, desenvolvimento e inovação, e jornalismo científico.

No dia 17 de maio, a visita acontece na Fundação Espaço ECO® (FEE®), em São Bernardo do Campo, que atua para promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e em toda a sociedade. A FEE® atua com temas, como a Socioecoeficiência, a Educação para Sustentabilidade e a Conservação Ambiental. Já no Instituto Biológico, em São Paulo, além das pesquisas, os alunos verão os primeiros textos de jornalismo científico do Brasil.

Em Santos, no dia 18, estão no roteiro o terminal portuário da Copersucar e o Museu do Café, onde alunos e jornalistas convidados serão recebidos por especialistas dos dois setores para falar sobre economia e mercado nacional e internacional.

No último dia, 19 de maio, as visitas acontecerão na Estação Experimental Agrícola da BASFBasf, em Santo Antônio de Posse, para que os futuros jornalistas vejam como são desenvolvidos os novos produtos e defensivos agrícolas e como se obtém as novas tecnologias da empresa em proteção de cultivos. Na Embrapa Monitoramento por Satélite, em Campinas, eles serão recebidos pelo Chefe Geral da unidade, Evaristo de Miranda, que falará sobre os trabalhos desenvolvidos pela unidade.

Outros três Ciclos de Palestras e Visitas do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro” acontecerão em junho e agosto para alunos de nove instituições de ensino das regiões de Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto e Bauru.
Inscrições de matérias e premiação

Após a participação nos Ciclos, os estudantes terão 30 dias para inscrever os trabalhos no Prêmio. São duas modalidades, vídeo e mídia escrita. Os primeiros colocados, em cada modalidade, recebem R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais) em vale-compras. Já os segundos e terceiros colocados, máquinas fotográficas.

As inscrições já estão abertas para os jornalistas profissionais. Eles poderão concorrer em três modalidades, com matérias produzidas e veiculadas no período de 25 de outubro de 2015 a 21 de outubro de 2016. O prêmio para o vencedor de cada modalidade é de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

A grande novidade a partir desta edição é que os profissionais podem inscrever matérias sobre todo o agronegócio paulista, e não apenas do da região de Ribeirão Preto. Mais informações em: www.abagrp.org.br.

ABAG/RP