Entrar

Agronegócio: professores da rede pública da região de Ribeirão Preto aprendem para ensinar

Compartilhe

A ABAG/RP completará, até o final do mês de junho, a capacitação de professores de 30 cidades da região de Ribeirão Preto que participam, neste ano, da 16ª edição Programa Educacional “Agronegócio na Escola”.

Nesta etapa, as visitas acontecerão em fazendas, cooperativas, instituições de pesquisa, desenvolvimento e inovação, e agroindústrias da região.

Os professores, oriundos de 72 escolas públicas, podem escolher os roteiros que julgarem mais interessante para cada um. O objetivo das visitas é que eles visualizem a aplicação prática dos conceitos teóricos que ensinam aos seus alunos, e também os recebidos nas palestras de capacitação já realizadas, e assim tenham mais subsídios para desenvolver os temas em sala de aula.

Nesta semana, mais de 90 professores terão a oportunidade de ver duas das mais tradicionais e importantes cadeias produtivas da região, a cana-de-açúcar e o café.

No dia 31 de maio, terça-feira, cerca de 50 professores visitarão a maior usina de açúcar do Brasil, a São Martinho, em Pradópolis, para ver a colheita mecanizada de cana-de-açúcar, as novas tecnologias de plantio e os cuidados com o meio ambiente. Na indústria, acompanharão o processamento da cana para fabricação de açúcar e etanol, além da geração de energia elétrica.

Conhecerão ainda a logística de armazenamento e transporte dos produtos.

No dia 3 de junho, sexta-feira, outro grupo de 40 professores visitará a Cocapec, Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas, em Franca.

Noções sobre o cooperativismo e as particularidades da cadeia produtiva do café, como produção, colheita, beneficiamento, armazenagem, comercialização, mercado internacional, e as relações da cooperativa com seus cooperados são os temas em pauta.

Neste mesmo dia, à tarde, os professores acompanharão, na Usina Batatais, o processo de industrialização da cana-de-açúcar, desde a chegada da matéria-prima nas moendas até a obtenção dos produtos e subprodutos finais. Eles conhecerão, ainda, as relações da usina com a comunidade, as diferentes profissões envolvidas nas atividades, e a sustentabilidade do setor, que concilia produção com responsabilidade ambiental e social.

Até o dia 30 de junho serão disponibilizados outros roteiros aos professores, para que possam conhecer a produção de cana-de-açúcar orgânica na Usina São Francisco; o Centro de Educação Ambiental da Usina Santa Cruz; as pesquisas do Fundecitrus, da Embrapa Instrumentação Agropecuária e da Embrapa Pecuária Sudeste; e o associativismo e o cooperativismo na Socicana e Coplana.

Por fim, ainda na Coplana, os professores visitarão a unidade de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, uma inciativa nacional que é um exemplo de responsabilidade ambiental do Brasil para o mundo.

Após a conclusão das visitas, os professores poderão levar seus alunos para conhecer estes e outros roteiros oferecidos pela ABAG/RP. Em 2016, cerca de 13 mil estudantes da rede pública participam do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”.

*Cidades participantes: Altinópolis, Brodowski, Cássia dos Coqueiros, Colômbia, Descalvado, Dobrada, Dourado, Dumont, Guará, Guariba, Guatapará, Igarapava, Ituverava, Jaboticabal, Jardinópolis, Luiz Antônio, Miguelópolis, Monte Alto, Motuca, Pitangueiras, Pradópolis, Ribeirão Corrente, Ribeirão Preto, Sabino, Santa Cruz da Esperança, Santa Ernestina, São Simão, Sertãozinho, Terra Roxa e Viradouro.


Roteiros
31 de maio - Pradópolis
USINA SÃO MARTINHO

03 de junho - Franca e Batatais
COCAPEC
USINA BATATAIS

10 de junho - Sertãozinho
USINA SÃO FRANCISCO

17 de junho - Araraquara
USINA SANTA CRUZ
FUNDECITRUS

24 de junho - São Carlos
EMBRAPA INSTRUMENTAÇÃO
EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE

30 de junho - Guariba e Jaboticabal
SOCICANA
COPLANA

ABAG/RP