Entrar

Comitê da Bacia Hidrográfica do Grande - Mandato 2016/2020

Compartilhe

A ABAG/RP, representada pela presidente do seu Conselho Diretor, Mônika Bergamaschi, assumiu a vice-presidência do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, para o mandato 2016/2020.

Os Comitês são fundamentais para a coordenação da gestão participava e monitoramento do uso das águas, e possuem legitimidade para tanto, pois reúnem membros de distintos segmentos, tanto públicos quanto privados.

O CBH Grande, por ser uma bacia de rio federal, reúne 14 comitês de bacias estaduais, sendo 6 paulistas e 8 mineiros. É o maior e mais complexo Comitê sob responsabilidade da ANA, Agência Nacional das Águas. 23% do território paulista estão contidos nesta Bacia, além de importantes indústrias e agroindústrias, extensas áreas agrícolas, mineradoras e grandes áreas urbanas.

O maior desafio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande é a integração das Bacias estaduais que o compõem, face aos diferentes perfis sociais, econômicos e ambientais nos dois estados.

Estatutariamente as funções executivas devem ser ocupadas por representantes dos dois estados, de modo alternado. A diretoria recém empossada tem como Presidente: Hélio Suleiman, do DAEE – Departamento de Água e Energia Elétrica de São José do Rio Preto; primeira Vice-presidente: Mônika Bergamaschi, da ABAG/RP - Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto; segundo Vice-presidente: Odorico Pereira, da Fiemg - Federação das Indústrias de Minas Gerais; Secretária executiva: Maria Isabela de Souza, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais; e como Secretária assistente: Ângela Santos, da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Andradas, MG.

A ABAG/RP ainda participa da Câmara Técnica Institucional e Legal (CTIL) do CBH Grande.

ABAG/RP