Entrar

Começaram as atividades práticas do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”

Compartilhe

ABAG/RP realizou, nos dias 30 e 31 de maio, e 01 de junho, o 1º Ciclo de Palestras e Visitas do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”, de 2017. 

Trinta e cinco alunos das faculdades de Comunicação de São Paulo: Cásper Líbero, Eca-Usp, Fiam-Faam, Metodista e Mackenzie, tiveram a oportunidade de conhecer o agronegócio em diversos aspectos.

O primeiro dia foi dedicado a duas instituições de pesquisa ligadas ao agronegócio: a Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna, e a Fazenda Santa Elisa, do Instituto Agronômico, em Campinas. Na Embrapa, o foco foi para as pesquisas que buscam conciliar os sistemas de produção com a preservação ambiental, seja desenvolvendo novas tecnologias, como soluções biológicas para as doenças, ou desmistificando dados que não retratam a realidade da agricultura brasileira. No IAC, a produção de novas cultivares foi a tônica da conversa com os estudantes. A surpresa foi saber que todo arroz especial consumido no Brasil, preto e arbóreo, por exemplo, são frutos das pesquisas do Instituto, e produzidos a partir de sementes saídas de lá.

No segundo dia os futuros jornalistas conheceram a Cooperativa Veiling de Holambra, em Santo Antonio de Posse, que tem 650 cooperados que produzem plantas ornamentais e flores. A primeira parada foi no tradicional leilão de flores, que parte do maior para o menor preço. Eles percorreram todas as instalações, e ainda assistiram a uma palestra sobre o cooperativismo brasileiro. Na mesma cidade, conheceram a maior empresa cooperada da CVH, a Terra Viva, onde tiveram uma aula sobre produção de antúrios. No período da tarde a discussão foi sobre defesa vegetal. O grupo visitou a Fazenda Experimental da Bayer, em Paulínia. Lá receberam informações de como os pesquisadores buscam soluções para as doenças que atacam as lavouras no Brasil e no mundo. Soluções que partem da viabilidade de moléculas e da validação de qualidade e segurança dos produtos, o que pode demorar mais de 12 anos até chegar ao mercado, ao custo aproximado de US$ 300 milhões.

Parte do último dia foi dedicado ao setor de máquinas agrícolas. Na fábrica da Case IH, em Sorocaba, uma das mais modernas do mundo, os estudantes de jornalismo puderam ver a montagem de uma colhedora de grãos, do início ao fim. Entenderam a importância da mecanização para o ganho de produtividade na agricultura brasileira. Encerrando o Ciclo, uma visita ao setor sucroenergético. Na Usina Iracema, em Iracemápolis, conheceram detalhes da produção agrícola e industrial, desde os cuidados com o plantio e colheita da cana-de-açúcar, incorporação de novas tecnologias, uso da água e de subprodutos da cana.

Foram três dias, saindo de manhã bem cedinho de São Paulo e voltando à noite. Dez, doze horas de informações com diversas palestras de cientistas e especialistas, visitas, questionamentos e quebras de paradigmas. Muita informação, para os jovens que se sentiam distantes do agro e perceberam o quanto ele está presente na vida de todos e o quanto ele é importante para o país.

O Ciclo de Palestras e Visitas é o grande diferencial do Prêmio de jornalismo da ABAG/RP, pois só participando dele é que o estudante fica credenciado a inscrever matérias para concorrer nas duas modalidades: escrita e vídeo.

Mais três Ciclos ocorrerão até agosto. O próximo reunirá alunos de São Paulo, Campinas e Piracicaba, nos dias 12, 13 e 14 de junho. Em agosto serão mais dois, um para os alunos da região de Ribeirão Preto e outro para os da região de Bauru.

Categoria Profissional

As inscrições para a Categoria Profissional do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro” já estão abertas. Podem ser inscritas matérias sobre o agronegócio paulista produzidas e veiculadas no período de 21 de outubro de 2016 a 22 de outubro de 2017. O prêmio para o vencedor, em cada modalidade, é de R$ 10.000,00 (dez mil reais). São três modalidades: Plataforma Eletrônica/Internet; Plataforma Escrita/Impresso e Plataforma TV.

ABAG/RP