Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto
Capital Brasileira do Agronegócio

NOTÍCIAS

14 Maio 2019

Estudantes de jornalismo iniciam uma imersão no agronegócio com o Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro












Nesta 4ª feira, 15 de maio, começam as atividades práticas do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro. Os Ciclos de Palestras e Visitas são o grande diferencial do Prêmio, pois aproximam os futuros jornalistas ao maior setor da economia, o agronegócio.

O Prêmio é mais uma ação da ABAG/RP voltada para a educação e valorização institucional da imagem do agronegócio. O objetivo é incentivar e reconhecer o trabalho jornalístico dedicado à divulgação de assuntos relacionados ao setor. Os participantes concorrem em duas categorias, a Profissional e a Jovem Talento.

As atividades dos Ciclos de Palestras e Visitas são exclusivas para os estudantes de jornalismo das 18 faculdades parceiras da ABAG/RP, sendo 8 da capital e 10 do interior. A inscrição dos trabalhos é vinculada à obrigatoriedade de participação em, pelo menos, uma das atividades práticas propostas.

No primeiro dia 80 estudantes de São Paulo, Campinas e Piracicaba estarão na B3, na capital paulista, para ouvir palestras com especialistas do setor e jornalistas setoristas de agro e economia.

A programação reúne Roberto Rodrigues, ex ministro da agricultura e coordenador do GVAgro; Marcello Brito, presidente do Conselho Diretor da ABAG e Diretor Executivo da Agropalma; e Fábio Zenaro, da B3, que irão abordar os aspectos políticos, econômicos e ambientais do agronegócio. Também estão confirmados os jornalistas Fernando Lopes, editor de economia do Valor Econômico e Romualdo Venâncio, editor da revista Plant Project, que irão contar suas experiências com as editorias ligadas ao agro. Dois jovens, um jornalista e outro agrônomo, Lucas Jacinto, do Ag.IN, e Guilherme Ferraudo, do You AGRO, falarão dos projetos de comunicação usando as novas mídias criados especialmente para o setor.

Neste primeiro Ciclo participam alunos das faculdades Anhembi Morumbi, Cásper Líbero, ECA/USP, FAAP, FIAMFAAM, Mackenzie, Metodista, de São Paulo; PUC Campinas e Unimep, de Piracicaba.

A programação continua no dia 22 de maio, em Santos, quando os futuros jornalistas irão conhecer o “Brasil Exportador”. Serão palestras e visitas sobre quatro importantes itens da nossa pauta exportadora: açúcar, etanol, café e laranja. As visitas acontecerão no Museu do Café e nos terminais da Copersucar e Citrosuco. Entre os palestrantes estão Luis Carlos Corrêa Carvalho, da Canaplan, e Eduardo Carvalhaes, especialista em café.

No dia 4 de junho, as pesquisas para garantir a sustentabilidade do agro serão o tema do último dia do Ciclo que acontecerá na Embrapa Meio Ambiente, em Jaguariúna, e na Estação Experimental Agrícola da Basf, em Espírito Santo do Pinhal.

Av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 870 - sala. 510 - Iguatemi Empresarial - Vila Golf - CEP. 14027-250 - Ribeirão Preto - SP
Fone/Fax: (16) 3623-2326 - abagrp@abagrp.org.br