Entrar

Roberto Rodrigues e Luiz Carlos Carvalho participam do Seminário “Agronegócio, Mecanização e Sustentabilidade”

Compartilhe

Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro


Roberto Rodrigues, Coordenador do Centro de Agronegócio da FVG e Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da ABAG, serão os principais palestrantes do Seminário “Agronegócio, Mecanização e Sustentabilidade”, a segunda etapa das atividades práticas oferecidas pelo Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro.

Para esta etapa do prêmio estão inscritos 112 estudantes de jornalismo de 11 faculdades do Estado de São Paulo, jovens talentos que acreditaram no formato do Prêmio da ABAG/RP que mais do que premiar tem por objetivo “apresentar” o setor aos futuros jornalistas.

O seminário acontecerá nos 21, 22 e 23 de agosto e, além das palestras, contará com visitas monitoradas a empresas e instituições de pesquisas ligadas ao agronegócio. O foco desta vez será o trabalho das empresas de agroquímicos, a produção de máquinas e implementos agrícolas; e as pesquisas agronômicas e econômicas.

No dia 21 o grupo visita a fábrica de colhedoras da Case IH na cidade de Sorocaba, para ver de perto como a mecanização tem sido fundamental para o aumento da produtividade nas lavouras brasileiras.

O Tour Ciência Universitário acontecerá no dia 22, uma atividade feita em parceria com a Andef – Associação Nacional de Defesa Vegetal.

Na região de Campinas serão visitadas empresas produtoras de agroquímicos para que os futuros jornalistas conheçam, além das indústrias, os centros de pesquisas e entendam a importância desses produtos para as lavouras. Neste mesmo dia parte do grupo visitará a Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos, onde as pesquisas buscam, além da melhor eficiência no campo, a sustentabilidade da pecuária brasileira.

O grupo também viaja a Matão para uma visita a Baldan Máquinas e Implementos Agrícolas, para ver como o investimento em tecnologia faz com que as empresas 100% nacionais também sejam competitivas no setor.
Ainda no dia 22, à noite, Luiz Carlos Corrêa Carvalho fará uma palestra sobre os Caminhos da Competitividade para o setor, tendo como pano de fundo a questão da logística e infraestrutura, tema do 12º Congresso da ABAG.

Para encerrar o Seminário, no dia 23, as visitas acontecem na cidade de Piracicaba. Pela manhã pesquisadores do CTC - Centro de Tecnologia Canavieira - vão mostrar como a pesquisa tem ajudado no desenvolvimento do setor canavieiro.

À tarde, a Esalq/Usp abre suas portas para o grupo e sedia a palestra do ex-ministro Roberto Rodrigues sobre as Perspectivas para o Agronegócio Brasileiro seguida da visita ao Cepea – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, que com suas pesquisas contínuas sobre agronegócio e assuntos sociais e macroeconômicos tem sido a fonte de informações para jornalistas de todo Brasil e de fora dele.

Faculdades participantes em 2013

UNISEB/COC, UNAERP e BARÃO DE MAUÁ, de Ribeirão Preto; UNIARA, de Araraquara; UNIFRAN de Franca; UNESP, de Bauru; UNIMEP de Piracicaba; METODISTA de São Bernardo do Campo; PUC de Campinas; ECA/USP e MACKENZIE, de São Paulo.

ABAG/RP