Entrar

O Seminário Agronegócio e Mecanização encerrou as atividades práticas do VI Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro

Compartilhe

Os estudantes de jornalismo do VI Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro conheceram o lado urbano da agricultura brasileira.

Durante o Seminário Agronegócio e Mecanização, atividade que encerrou a parte prática proposta aos estudantes, eles conheceram empresas e institutos de pesquisa que na cidade “ditam” as inovações no campo e o desenvolvimento da atividade agrícola.

A visita aconteceu em duas indústrias onde eles passaram por toda linha de produção. Na multinacional Case IH, em Sorocaba, viram a produção de colhedoras e pulverizadores, na brasileira Baldan, em Matão, conheceram a produção de implementos.

Ao invés de agricultor encontraram metalúrgicos, conheceram um elo importante do agronegócio brasileiro.

Químicos, biólogos, engenheiros, agrônomos e outras profissões ligadas à indústria de agroquímicos os alunos encontraram durante o Tour Ciência Universitário, realizado em parceria entre ABAG/RP e ANDEF.

As visitas aconteceram na Ihara, Dow e Syngenta, empresas que estão entre as principais do setor e onde os futuros jornalistas descobriram que para um produto chegar ao campo demora cerca de 10 anos, entre pesquisas e testes, com investimento que pode chegar a 250 milhões de dólares por produto.

A pesquisa também fez parte do Seminário.

A pesquisa pecuária para enfrentar os desafios do aquecimento global foi o que Embrapa Pecuária Sudeste apresentou aos jovens.

No CTC, Centro de Tecnologia Canavieira, em Piracicaba, um passeio pela história da cana-de-açúcar e pelas pesquisas que potencializaram essa importante fonte de energia limpa.

Pesquisas econômicas e sociais ligadas ao agronegócio brasileiro são a fonte de trabalho do CEPEA, Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da ESALQ/USP, centro que sua vez é fonte de informação para jornalistas brasileiros e estrangeiros, fonte para os estudantes de jornalismo que conheceram um pouco melhor o trabalho do CEPEA.

O ex-ministro Roberto Rodrigues foi o convidado para encerrar as atividades práticas do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro em 2013.

Um dos mais respeitados líderes do agronegócio brasileiro e um apaixonado pelo setor falou por quase duas horas com os futuros jornalistas, fazendo uma síntese do que é e que representa o agronegócio brasileiro para o mundo.

Depois de duas etapas práticas os estudantes de jornalismo estão formalmente “apresentados” ao agronegócio, prontos para preparar suas pautas e concorrer ao Prêmio ABAG/RP de Jornalismo.

As matérias devem ser publicadas nas mídias acadêmicas até o dia 20 de outubro.

ABAG/RP