Entrar

Programa Educacional “Agronegócio na Escola” XIII Encontro de professores e alunos

Compartilhe

 

 

Em 2013, o encontro anual de professores e alunos do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, que aconteceu no último dia 08 de novembro, foi um evento marcado pelas descobertas, empenho, dedicação, continuidade e torcida, muita torcida.

Premiação do III Prêmio Professor

Os seis projetos finalistas concorrendo ao III Prêmio Professor mostraram como um tema pode ser motivador dentro e fora da comunidade escolar e, cada um, a seu modo, valorizou sua cidade, sua economia, despertou os jovens para as questões do campo e, principalmente, conseguiu ampliar os horizontes dos alunos, despertando-os para o trabalho em conjunto e para a consciência da importância da boa formação escolar.

O primeiro lugar foi para o professor de ciências, Willian Sampaio, da Escola Arlinda Negri, de Dumont, com o trabalho “Agronegócio em cena: o local, o global e a sustentabilidade na escola”, que conseguiu comprovar que é possível, a partir de um tema estruturante, unir todos os conteúdos escolares.

O resultado foi um mapeamento do agronegócio e da economia local partindo da realidade dos próprios estudantes.

Todas as apresentações foram contagiantes e despertaram nos outros professores o interesse em fazer algo diferente para executar o Programa Educacional “Agronegócio na Escola” em 2014.

Rosana Bonadio, docente em Ipuã, saiu do encontro motivada e cheia de ideias, principalmente ao ver a torcida dos alunos por seus professores.

Hora e vez dos alunos

Os vencedores do XII Concurso de Frases e Desenhos do “Agronegócio na Escola” mostraram, na singeleza de um desenho e na síntese de uma frase, a concretização do conhecimento sobre o agronegócio, assunto que aprenderam em suas escolas durante o ano.

Mas outros alunos, que não concorriam a nenhum prêmio especial, também brilharam na tarde de encerramento do Programa.

Os estudantes de Descalvado, da escola Maria Silvia Traldi de Marco, deram continuidade ao trabalho do ano anterior, apresentando as cadeias produtivas do agronegócio de sua cidade, práticas de atitudes sustentáveis e o resultado alcançado por um trabalho em conjunto.

Foi um fechamento de ano muito especial para o Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, que tem conseguido resgatar valores, contar histórias e, principalmente, tem conseguido fazer com que o jovem olhe para o futuro e enxergue o agronegócio como um fator de desenvolvimento local e uma oportunidade inserção profissional.

ABAG/RP