Esqueceu a senha? Clique aqui
ABAG/RP - Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto
Programa Educacional “Agronegócio na Escola” - 2023
Regulamento
O presente Regulamento dispõe sobre a participação, apresentação do conteúdo, avaliações, certificações e premiações para professores, alunos, e para as escolas destaque do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” - 2023.
1. Participação
1.1. Aberto aos professores de escolas públicas e privadas, dos ensinos Fundamental I e II, Médio e Profissionalizante.
1.2. As inscrições são individuais e devem ser feitas no site: https://www.abagrp.org.br
1.3. Os professores podem se inscrever a qualquer momento, a partir do dia 17/04, vide Quadro 01. A participação é livre e voluntária.
1.4. Os links de inscrição e acesso às atividades e eventos serão postados no Mural de Recados, na Área do Usuário do site da ABAG/RP (www.abagrp.org.br).
1.5. Todas as atividades do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” serão certificadas, conforme item 4.
Quadro 01 - Cronograma do Programa Educacional "Agronegócio na Escola" - 2023.
*Evento realizado em Ribeirão Preto, com transmissão online. **O prazo para o envio dos trabalhos inicia no dia do lançamento de cada concurso e termina na data indicada no cronograma (Quadro 01).
2. Apresentação do conteúdo
2.1. Capacitação de Professores - dia 26/05, na cidade de Ribeirão Preto, SP, com palestras e visitas. Parte do evento será transmitido online.
2.2. Módulos - material audiovisual disponibilizado no site https://www.abagrp.org.br/, divididos em capítulos, com textos, ilustrações, vídeos e atividades para alunos e professores.
2.3. Papo com Especialista (palestra) - evento(s) online com especialistas. Os links para acesso serão divulgados no site da ABAG/RP na véspera do(s) evento(s).
2.4. Visitas
2.4.1. Oferecidas ou organizadas pela ABAG/RP
2.4.1.1. Para professores - agendadas mediante disponibilidade nas organizações associadas; e interesse dos docentes. Somam pontos para o Prêmio Professor (item 5.2.4) e Prêmio Escola (item 5.3.2).
2.4.1.2. Para alunos - agendadas mediante disponibilidade nas organizações associadas; e interesse dos docentes. Somam pontos para o Prêmio Professor (item 5.2.4) e Prêmio Escola (item 5.3.2), desde que validadas pela ABAG/RP. Para tanto, os itens constantes no Anexo 01 deverão ser integralmente preenchidos e enviados para abagrp2@abagrp.org.br para avaliação.
2.4.2. Organizadas pelos docentes - para professores ou alunos. Poderão somar pontos para o Prêmio Professor e Prêmio Escola, desde que realizadas em empresas e organizações vinculadas ao agronegócio, e após serem validadas pela ABAG/RP. Para tanto, os itens constantes no Anexo 01 deverão ser integralmente preenchidos e enviados para abagrp2@abagrp.org.br para avaliação.
3. Concursos e Premiações
3.1. Para professores
3.1.1. 4º Concurso Plano de Aula “Agronegócio na Escola” - elaboração de planos de aula que contemplem a inclusão de temas agro em qualquer disciplina da grade comum curricular. A aplicação prática não é exigida.
3.1.1.1. Da validação, pontuação e classificação - serão considerados válidos os trabalhos que seguirem o modelo do Anexo 02. Os planos de aula serão avaliados com base nos seguintes critérios:
a) Construção do Plano de Aula: introdução, objetivo(s), recurso(s) utilizado(s), desenvolvimento e conclusão; (até 40 pontos);
b) Coerência e coesão (até 25 pontos);
c) Criatividade na utilização de recursos didáticos (até 20 pontos);
d) Exequibilidade (até 15 pontos).
Pontos bônus - serão atribuídos 05 (cinco) pontos bônus para o professor que enviar um vídeo, de até 03 (três) minutos, com a síntese da proposta.
Atenção! O professor que optar pelo envio do vídeo deverá hospedá-lo no YouTube previamente, e informar o link no ato do preenchimento do formulário de inscrição, localizado na Área do Usuário do site da ABAG/RP. ATENÇÃO: O sistema não permite a inclusão do vídeo depois de finalizado o envio do Plano.
3.1.1.2. Da divulgação dos finalistas - todos os trabalhos serão pré-avaliados e até 05 (cinco) Planos de Aula serão classificados para apresentação no Evento de Encerramento, no dia 20/10, para a Comissão Julgadora. Os nomes dos finalistas serão divulgados até o dia 29/09 no Mural de Recados, na Área do Usuário, do site da ABAG/RP. Os finalistas também serão contatados via e-mail.
Poderão ser classificados mais de um Plano de Aula por professor, que também poderá fazer jus a mais de um prêmio.
3.1.1.3. Da apresentação oral para a Comissão Julgadora - as apresentações para a Comissão Julgadora serão, preferencialmente, presenciais, podendo ser requeridas em modo virtual. Cada professor terá até 10 (dez) minutos para apresentar o seu Plano de Aula. A não apresentação, virtual ou presencial, desclassificará o Plano de Aula.
3.1.1.3.1. Da apresentação presencial ou virtual - o professor deverá informar, por e-mail (abagrp2@abagrp.org.br), até o dia 10/10/2023, se fará sua apresentação à Comissão Julgadora de forma presencial ou remota.
3.1.1.3.2. Do material audiovisual - o professor será responsável pela apresentação de todo o conteúdo. Serão permitidas exibições de vídeos, desde que não excedam a três minutos, e que sejam complementares às exposições orais. As apresentações feitas integralmente em vídeos pré-gravados serão desconsideradas.
3.1.1.4. Da Comissão Julgadora - os pontos atribuídos ao material escrito serão zerados. Os membros da Comissão Julgadora avaliarão exclusivamente a apresentação oral. A nota máxima para cada Plano de Aula apresentado será de 100 (cem) pontos. A Comissão Julgadora seguirá os seguintes critérios:
a) Desenvolvimento e domínio do tema (até 40 pontos);
b) Relação entre o tema escolhido e o agro (até 10 pontos);
c) Criatividade (até 35 pontos);
d) Coerência e Coesão (até 15 pontos).
Atenção! O professor que, em sua apresentação oral, exceder os 10 (dez) minutos será penalizado em 10 (dez) pontos.
3.1.2. Prêmio Professor - reconhecimento pela participação e performance dos professores nas atividades do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” - 2023. As atividades somaram pontos conforme Item 4.1.
3.2. Para alunos
3.2.1. 21° Concurso de Redação - textos inéditos que versem sobre o tema “O agro no meu município”. O aluno poderá utilizar aspectos históricos, culturais, econômicos e sociais para abordar o papel e a importância do setor para o desenvolvimento da cidade onde vive. Serão considerados válidos os trabalhos que seguirem os critérios constantes no Anexo 03. Se detectadas cópias parciais ou integrais, ou elevada similaridade entre os textos enviados, os trabalhos serão desconsiderados. Cada aluno poderá inscrever, individualmente, mais de um trabalho.
3.2.1.1. Dos envios das redações - caberá às secretarias, diretorias, escolas, diretorias, e/ou ao professor encaminhar os originais das redações dos alunos. O envio deverá ser feito para o endereço apresentado no Quadro 02, impreterivelmente, até o dia 29/08, via correio ou similar (será considerada a data da postagem).
3.2.2. 20° Concurso de Desenho - desenhos inéditos que versem sobre o tema “O agro no meu município”. O aluno poderá se utilizar de aspectos históricos, culturais, econômicos e sociais para retratar o papel e importância do setor para o desenvolvimento da cidade onde vive. Serão considerados válidos os trabalhos que seguirem os critérios constantes no Anexo 04. Se detectadas cópias parciais ou integrais, ou elevada similaridade entre os desenhos enviados, os trabalhos serão desconsiderados. Cada aluno poderá inscrever, individualmente, mais de um trabalho.
3.2.2.1. Dos envios dos desenhos - caberá às secretarias, diretorias, escolas, diretorias, e/ou ao professor encaminhar os originais dos desenhos dos alunos. O envio deverá ser feito para o endereço apresentado no Quadro 02, impreterivelmente, até o dia 29/08, via correio ou similar (será considerada a data da postagem).
3.2.3. 8ª Feira do Conhecimento “Agronegócio na Escola” - o trabalho deverá ser produzido em grupo de 03 (três) alunos, que podem ser de séries diferentes, e sob supervisão de 01 (um) professor responsável. Poderão participar estudantes matriculados a partir do 4º ano. Os alunos poderão inscrever mais de um trabalho, e participar de mais de uma equipe. Grupos com número diferente de componentes serão desclassificados. A escola poderá inscrever mais de um grupo.
Para a construção da Feira do Conhecimento, cada grupo deverá escolher um tema relacionado ao agronegócio. O projeto poderá abordar aspectos históricos, culturais, econômicos, sociais, e/ou envolver o estudo de cadeias produtivas, inovações tecnológicas e/ou pesquisas relacionadas ao setor. A técnica é livre e a equipe poderá construir maquetes, performar apresentações culturais, elaborar materiais audiovisuais etc.
Para avaliação o professor responsável deverá, obrigatoriamente, enviar um vídeo de até 05 (cinco) minutos, no qual o grupo de alunos esteja demonstrando e/ou apresentando oralmente o trabalho realizado. A equipe completa deverá ser filmada elaborando o material. O professor poderá, também, enviar fotos do trabalho.
3.2.3.1. Do local de envio e formato dos trabalhos - caberá ao professor fazer upload dos arquivos dos trabalhos de seus alunos diretamente na Área do Usuário, no site da ABAG/RP. Os prazos de envio e as datas de premiações estão dispostos no Quadro 01. Serão aceitos:
a) vídeos - o professor deve hospedar o vídeo no YouTube e enviar o respectivo link de acesso no ato do preenchimento do formulário de inscrição, na Área do Usuário, do site da ABAG/RP. Erros que impeçam a visualização do vídeo acarretarão na desclassificação do trabalho.
b) fotos (opcional) - arquivos nos formatos: PDF, JPEG, PNG, DOC, DOCX, POWERPOINT que, somados, não excedam 10 MB (megabytes), por trabalho.
Atenção! A ABAG/RP poderá requisitar os vídeos e fotos dos trabalhos premiados em alta resolução, para fins de divulgação e arquivo, após o Evento de Premiação.
3.2.3.2. Da seleção, divulgação e apresentação presencial - todos os trabalhos serão pré-avaliados e até 05 (cinco) trabalhos serão classificados para a apresentação (presencial) para a Comissão Julgadora no Evento de Encerramento, a ser realizado no dia 20/10.
Os nomes dos finalistas serão divulgados até o dia 29/09 no Mural de Recados, na Área do Usuário, do site da ABAG/RP.
3.2.3.2.1. Da apresentação para a Comissão Julgadora - os grupos poderão montar maquetes, vídeos, protótipos, cartazes, banners, entre outros. Todos os integrantes da equipe deverão estar presentes e dominar o conteúdo proposto no projeto. A apresentação deverá ser feita na totalidade e exclusivamente pelos alunos em, até, 5 (cinco) minutos.
Atenção! A equipe que, em sua apresentação oral, exceder os 05 (cinco) minutos será penalizada em 1 (um) ponto por minuto excedido.
3.2.3.2.1.1. Da estrutura da feira e material - será disponibilizada área de 2m x 1m=2m², com uma mesa. Não será permitido exceder a área determinada, nem colar cartazes e banners nas paredes e portas do auditório. Quaisquer outras estruturas e equipamentos (tripés, flip chart, cavaletes, extensão elétrica, adaptador de tomada, etc) deverão ser providenciados pelos grupos. Serão permitidas exibições de vídeo(s), desde que não exceda(m) a dois minutos; e que sejam complementares às exposições orais dos alunos. As apresentações feitas integralmente em vídeos pré-gravados serão desconsideradas.
3.2.3.3. Da Comissão Julgadora - os pontos atribuídos ao material audiovisual enviado previamente não serão considerados pela Comissão Julgadora, que avaliará o material exposto e a apresentação oral. A não apresentação implicará na desclassificação do grupo. Serão analisados:
a) Criatividade na abordagem do tema escolhido; (até 15 pontos)
b) Domínio do conteúdo; (até 15 pontos)
c) Clareza na apresentação; (até 10 pontos)
d) Qualidade do material apresentado; (até 10 pontos)
3.2.4 4º #Desafio - trabalho individual, de estilo livre, podendo ser: textos, cartazes, maquetes, vídeos etc. Serão premiados os trabalhos que melhor atenderem, de forma criativa e inovadora, ao desafio proposto. Para comprovação e avaliação será necessário o registro da atividade com, no mínimo, duas fotos, nas quais em uma o aluno apareça confeccionando, e na outra portando o trabalho finalizado; ou com um vídeo no qual apareça confeccionando e apresentando o seu trabalho.
3.2.4.1. Do envio e formato dos #Desafios - caberá ao professor encaminhar os arquivos dos trabalhos (fotos e/ou vídeos) de seus alunos diretamente na Área do Usuário, do site da ABAG/RP. O aluno pode inscrever mais de um trabalho. O trabalho deve ser individual. Os prazos de envio e as datas de premiações estão dispostos no Quadro 01. Serão aceitos:
a) fotos - arquivos nos formatos: PDF, JPEG, PNG, DOC, DOCX, POWERPOINT que, somados, não excedam 10 MB (megabytes), por trabalho;
b) vídeos - o professor deverá hospedar os vídeos no YouTube e enviar o respectivo link de acesso no ato do preenchimento do formulário de inscrição, na Área do Usuário, no site da ABAG/RP. Erros que impeçam a visualização do vídeo acarretarão na desclassificação do trabalho.
3.2.4.2. Para a validação e classificação serão avaliados os seguintes critérios:
a) abordagem e desenvolvimento do tema, conforme proposto;
b) criatividade na execução;
c) qualidade das fotos e vídeos, que deverão estar com resolução que permita a adequada compreensão, avaliação e identificação do autor do trabalho;
d) originalidade e ineditismo dos trabalhos.
3.3. Para escolas
3.3.1. 2º Super Quiz Escolas - competição online entre grupos de professores de diferentes escolas. Serão rodadas, contra o relógio, com testes de múltipla escolha com base nos módulos e palestras oferecidas. A ferramenta utilizada será o Kahoot ou semelhante. Ao final de cada rodada, a própria ferramenta disponibilizará a classificação geral com as pontuações das equipes. A escola com maior pontuação, em 03 (três) rodadas consecutivas, será a vencedora.
3.3.2. Prêmio Escola - reconhecimento de até 03 (três) Unidades Escolares que obtiverem as maiores pontuações decorrentes das participações e desempenhos dos seus alunos e professores nas atividades do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” - 2023. Vide Quadro 03.
4. Pontuações e Certificados
4.1. Pontuações - a participação e desempenho de professores e alunos somarão pontos para os Prêmios Professor e Escola, conforme o Quadro 03.
* Envio de relatório das visitas conforme modelo do ANEXO 01, sendo um relatório por visita. Para as visitas organizadas pela ABAG/RP não será necessário o envio do ANEXO 01. Serão passíveis de validação as visitas realizadas no período de 26 de maio a 30 de setembro de 2023. Comprovação: será obrigatória a apresentação de uma foto na qual esteja o grupo de alunos portando um cartaz em que a data esteja legível.
4.2. Certificados - as atividades oferecidas pela ABAG/RP valerão horas certificadas para os professores, conforme o Quadro 04.
4.2.1. Do envio - será emitido um único certificado por professor, com a descrição de todas as atividades desenvolvidas. Os certificados serão disponibilizados no dia 27/10, na Área do Usuário do site da ABAG/RP.
5. Evento de Encerramento, premiações e prêmios
a) A premiação do Super Quiz Escola será feira no dia 18/08. O prêmio será enviado via correio ou similar para a instituição de ensino.
b) Os nomes dos alunos vencedores dos Concursos de Redação, Desenho e #Desafio serão divulgados no dia 29/09, juntamente com a lista dos finalistas da Feira do Conhecimento, Planos de Aula e dos prêmios Professor e Escola.
c) Os alunos vencedores poderão escolher seus prêmios, conforme disposto no Quadro 05. Fica sob a responsabilidade do professor representante encaminhar, para a ABAG/RP, o Anexo 06 preenchido com os dados do aluno e a escolha de premiação, em até 07 (sete) dias após a divulgação do vencedor. O envio do Anexo 06 deverá ser feito para o e-mail abagrp2@abagrp.org.br
Os prêmios escolhidos pelos alunos vencedores dos Concursos de Redação, Desenho e #Desafio serão enviados para os endereços fornecidos no Anexo 06.
d) No dia 20/10, em Ribeirão Preto, SP, no Evento de Encerramento acontecerão as apresentações dos finalistas da Feira do Conhecimento e Plano de Aula; e as premiações das equipes vencedoras na Feira do Conhecimento, além dos educadores vencedores do Concurso Plano de Aula e do Prêmio Professor. Também serão anunciadas as 03 (três) escolas vencedoras do Prêmio Escola.
*A ABAG/RP não fornecerá transporte, hospedagem ou alimentação para o Evento de Encerramento.
e) Para transparência e lisura de todos os processos de premiações, os professores vencedores e responsáveis pelos alunos vencedores se comprometem a enviar, em até 03 (três) dias após o recebimento do prêmio, uma fotografia em boa resolução na qual o vencedor apareça portando seu respectivo prêmio, para divulgação. O envio das fotos deve ser feito para o e-mail abagrp2@abagrp.org.br.
5.1. Premiação Alunos
5.1.1. Concurso de Redação - poderão ser premiados até 03 (três) trabalhos.
5.1.2. Concurso de Desenho - poderão ser premiados até 03 (três) trabalhos.
5.1.3. Concurso Feira do Conhecimento - poderão ser premiados até 03 (três) trabalhos, conforme Quadro 05.
5.1.4. #Desafio - poderão ser premiados até 03 (três) trabalhos.
5.2. Premiação Professores
5.2.2. Feira do Conhecimento - poderão ser premiados até 03 (três) professores, que farão jus às mesmas premiações de suas respectivas equipes, conforme Quadro 05.
5.2.3. Plano de Aula “Agronegócio na Escola” - ao final das apresentações para a Comissão Julgadora os vencedores serão anunciados e escolherão seus prêmios, dispostos no Quadro 06, por ordem de classificação, do 1° ao 3° colocado. O prêmio já escolhido ficará indisponível para as escolhas subsequentes.
Os vencedores deverão encaminhar até o dia 27/10, para o e-mail da ABAG/RP (abagrp@abagrp.org.br), o Anexo 07 preenchido.
5.2.4. Prêmio Professor - a divulgação dos 03 (três) vencedores será feita no Evento de Encerramento, dia 20/10, ocasião em que poderão escolher os seus prêmios entre as opções do Quadro 06, por ordem de classificação, do 1° ao 3° colocado. O prêmio já escolhido ficará indisponível para as escolhas subsequentes.
5.3. Premiação Escolas
5.3.1. Super Quiz Escolas - professores participam em grupos. O grupo que somar mais pontos receberá como prêmio 01 (uma) impressora ecotank, para sua respectiva escola.
5.3.2. Prêmio Escola - a divulgação das escolas destaque e dos respectivos prêmios será feita no Evento de Encerramento, no dia 20/10.
6. Disposições Gerais
6.1. o ato da inscrição significará a aceitação plena das normas contidas neste Regulamento.
6.2. o não cumprimento de qualquer norma contida neste Regulamento acarretará na desclassificação do trabalho, do participante, ou do grupo.
6.3. os trabalhos enviados deverão ser originais. Não serão aceitas cópias parciais ou integrais de trabalhos de outros autores. Quando detectadas fraudes os trabalhos serão desclassificados.
6.4. os equipamentos e materiais necessários, bem como a conexão à Internet são de responsabilidade de cada participante.
6.5. os participantes e/ou vencedores autorizam a ABAG/RP a usar suas imagens, voz, bem como cópias (integral ou parcial) de suas criações, para o fim específico de divulgação, em qualquer mídia, de forma gratuita e sem quaisquer ônus para seus dirigentes ou associados.
6.6. as decisões da Comissão Julgadora são soberanas e não cabem questionamentos.
6.7. alterações no cronograma são passíveis de ocorrer em caso de emergências sanitárias ou outros de força maior.
6.8. casos omissos serão solucionados pelo Conselho Diretor da ABAG/RP.
Ao participar do Programa Educacional "Agronegócio na Escola", e concordar com este regulamento, o professor está ciente de que a ABAG/RP poderá usar os dados fornecidos para identificação do usuário, permitir acesso aos eventos online e conteúdos, permitir o envio de trabalhos, o recebimento de prêmios e a divulgação dos vencedores.
Ribeirão Preto, 15 de abril de 2023.
Mônika Bergamaschi
Presidente do Conselho Diretor
Olá, tudo bem? Como posso ajudar?
Informações Gostaria de mais informações sobre o Programa Educacional "Agronegócio na Escola."
Informações Quero saber mais sobre o Prêmio ABAG/RP de Jornalismo "José Hamilton Ribeiro".