Entrar

Anunciados os vencedores da 15ª edição do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”

Compartilhe

Com a presença do patrono do Prêmio, o jornalista José Hamilton Ribeiro, a ABAG/RP realizou, em Ribeirão Preto, uma grande festa para homenagear os vencedores da 15ª edição, e entregar os troféus aos vencedores das edições de 2020 e 2021, anos em que houve apenas a cerimônia virtual.

Participaram jornalistas e estudantes de jornalismo que concorreram nas Categorias: Profissional e Jovem Talento, além de associados, apoiadores, professores e coordenadores de faculdades parceiras, e convidados. Veja as fotos do evento aqui.

O Prêmio da ABAG/RP, criado em 2008 para incentivar e reconhecer o trabalho jornalístico dedicado à divulgação de assuntos ligados ao agronegócio, carrega, desde 2011, com muita honra, o nome do Jornalista do Século, José Hamilton Ribeiro. 

O jornalista, que é um dos mais premiados do Brasil, é filho da região de Ribeirão Preto, e conhece, como poucos, as coisas do campo. Ele sempre diz que tem orgulho em nominar o Prêmio da ABAG/RP em função da “singeleza” da proposta: “apresentar” o agro aos futuros jornalistas. Segundo ele, esse é o tipo da coisa que vale a frase: por que não pensei nisso antes?

Em 2022 foram inscritos 103 trabalhos, entre matérias de profissionais e estudantes de jornalismo. A boa notícia foi receber matérias de veículos de comunicação não dedicados ao agro, e que atenderam aos pré-requisitos que constam do regulamento do Prêmio: Contribuição para o melhor entendimento do tema agronegócio; Contribuição para o reconhecimento da importância do setor para o desenvolvimento do país; e Capacidade de tradução dos fatos para o público. 

Muito gratificante também foi ver o nome de uma das vencedoras da Categoria Jovem Talento de anos anteriores, Rebecca Crepaldi, participando como profissional em 2022, e vencendo na Modalidade Multiplataforma. 

Esse é um dos frutos de um trabalho que vem sendo semeado com muito cuidado, para que seja acolhido pelos jornalistas profissionais, especializados em agro ou não, e pelo mundo acadêmico. Conheça os vencedores de 2022:

 

Categoria Profissional 

A Categoria Profissional contempla cinco Modalidades: Revista Impressa, Jornal Impresso, Multiplataforma, TV e Grande Reportagem. O vencedor, em cada Modalidade, recebeu R$ 10.000,00 (a deduzir impostos).

 

Modalidade Revista Impressa:

Eliane Silva - Revista Globo Rural

Matéria: “Ano das flores”

 

Modalidade Jornal Impresso:

Rone Carvalho - Jornal Diário da Região

Matéria: “Cana deve virar o novo petróleo”

 

Modalidade Multiplataforma:

Rodolfo Tiengo, Flavia Santucci, Rebecca Crepaldi e Thaisa Figueiredo - G1 Ribeirão Preto e Franca

Matéria: “Vinho, café especial, lúpulo: região de Ribeirão e Franca diversifica vocações no agronegócio”

 

Modalidade TV:

Helen Sacconi, Maurino Marques, Luana Cesarini e Vaner Santos - EPTV Campinas

Matéria: “Morango espacial - Produção EPTV Campinas”

 

Modalidade Grande Reportagem/Especial:

Pedro Málaga - Programa Globo Rural

Matéria: “Granja investe na produção de ovos orgânicos em larga escala”

 

Categoria Jovem Talento 

Essa Categoria contempla duas Modalidades: Escrita e Vídeo e/ou Rádio. Além dos certificados, os estudantes autores dos trabalhos vencedores, em cada modalidade, receberam: 1º colocado: notebook; 2º colocado: câmera Go Pro Max; e 3º colocado: câmera portátil estabilizadora 2DJi.

 

Categoria Jovem Talento - Modalidade Escrita

 

1º lugar - Fernanda Martins Machado - PUC-Campinas

Matéria: “Taioba: a hortaliça que ganha espaço”

 

2º lugar - Paulo Ricardo do Nascimento Gimenez - UNAERP

Matéria: “Agrofloresta combate à fome"

 

3º lugar - Rafael Alves Sobrinho Filho - Uniso

Matéria: “Invasão da Ucrânia completa oito meses e pode gerar mais impacto à produção de alimentos”

 

Categoria Jovem Talento - Modalidades Vídeo e/ou Rádio:

 

1º lugar - Matheus Vinícius de Souza Santos - Mackenzie

Matéria: “Ciência e Tecnologia contribuem com a produção de laranjas no Brasil”

 

2º lugar - Fernanda Martins Machado - PUC-Campinas

Matéria: “Agroturismo: redescobrindo a tradição dos vinhedos”

 

3º lugar - Milena Flor Tomé - PUC São Paulo

Matéria: “Projeto Costa Butiá”

 

As matérias classificadas do 4º ao 9º lugar foram dispostas na Coletânea de Matérias da 15ª edição, que nesse ano foi publicada em formato digital, com possibilidade de interatividade.

ABAG/RP