Entrar

Capital Brasileira do Agronegócio

Compartilhe
agri agri

 

Conhecida como a Capital do Café, Ribeirão Preto, sede da ABAG/RP, recebeu também em maio de 2004, o título de Capital Brasileira do Agronegócio, em reconhecimento à sua diversificada e competente atividade agroindustrial.

Ribeirão Preto reflete o ritmo da produção rural do entorno, e ainda desponta nas áreas de saúde, ensino, pesquisa, comércio, serviços, infraestrutura, artes, entre outras, impulsionada pela renda e impostos gerados pelo agronegócio. A cidade sedia a Agrishow, a maior feira de agronegócio da America Latina. 

A iniciativa de outorgar à cidade o título de Capital Brasileira do Agronegócio, capitaneada pela ABAG/RP, ACI/RP, Pensa/USP e Prefeitura Municipal, contribui para valorizar a imagem dessa atividade da qual depende a vida de todos.

Ribeirão Preto, o Agro e a Copa do Mundo de Futebol

Em 2014, durante a Copa do Mundo FIFA, Ribeirão Preto foi uma das subsedes e recebeu a seleção da França. A prefeitura municipal candidatou a cidade em virtude de sua infraestrutura, e pelo fato de ser a Capital Brasileira do Agronegócio. O Credit Agricole, patrocinador da seleção francesa, evidenciou o vínculo da equipe com a agricultura.  

A iniciativa trouxe para a cidade centenas de visitantes, dentre eles jornalistas de diversas nacionalidades. A ABAG/RP fez um trabalho dirigido à delegação e aos jornalistas. Foi preparado um material de divulgação em três línguas: português, inglês e francês. Além disso, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo foram disponibilizados quatro roteiros de visitas: fazendas de cana-de-açúcar e café, cooperativas, usinas e empresas de máquinas e implementos agrícolas. 

As visitas aconteceram durante a primeira fase da Copa do Mundo, de 10 a 25 de junho de 2014. Muito foi publicado pela imprensa estrangeira sobre a região, com destaque para o agro.

Arquivos para download

Em Português Baixar agora
Em Inglês Baixar agora
Em Francês Baixar agora
ABAG/RP