O Prêmio ABAG/RP de Jornalismo "José Hamilton Ribeiro foi criado em 2008, com o objetivo de incentivar e reconhecer o trabalho jornalístico dedicado à divulgação de assuntos relacionados ao agronegócio regional e nacional. Foi concebido em duas categorias, a Profissional, e a Jovem Talento, voltada para estudantes de jornalismo.
A iniciativa vem aproximando o agro dos estudantes e profissionais ligados aos meios de comunicação.
Desde a primeira edição, a ABAG/RP tem oferecido aos jornalistas e estudantes a oportunidade de conhecer mais sobre as cadeias produtivas do Agro. Para isso foi criado o Ciclo de Palestras e Visitas, que o diferencia dos prêmios já existentes. Para os estudantes, na categoria Jovem Talento, a participação nos Ciclos de Palestras e Visitas é obrigatória, e os credencia à inscrição de matérias. Para os jornalistas profissionais, é opcional.
Até 2010 o Prêmio ABAG/RP de Jornalismo ficou restrito aos assuntos do agro da região de Ribeirão Preto, e aberto à participação de estudantes de cursos de jornalismo e jornalistas da região. Em 2011 a denominação foi alterada para Prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”, em homenagem ao mais premiado jornalista brasileiro, que é da região de Ribeirão Preto. Naquele mesmo ano foi facultada a participação de estudantes de jornalismo de cursos de outras regiões, sempre mediante a formalização de parceria entre a instituição de ensino e a ABAG/RP.
Em 2012 os resultados do Prêmio passaram a ser considerados na definição do Ranking Jornalistas&Cia, dos Mais Premiados Jornalistas Brasileiros.
No ano de 2016 a participação foi aberta para jornalistas profissionais de todo o Brasil, porém concorrendo com pautas sobre o agronegócio paulista.
Durante as 17 edições do Prêmio, 1630 jornalistas e estudantes participaram das atividades ou inscreveram matérias. Milhares de quilômetros foram percorridos para aproximar jornalistas e estudantes de jornalismo de empresas, propriedades rurais, cooperativas, associações, agroindústrias e instituições de ensino e pesquisa. Centenas de visitas foram realizadas, para facilitar o entendimento sobre o agronegócio; quebrando preconceitos arraigados e aproximando os interessados de fontes confiáveis de informações, como especialistas em diversas cadeias produtivas e líderes do setor.