Entrar

Programa Educacional "Agronegócio na Escola"

Compartilhe

A educação foi um dos caminhos escolhidos pela ABAG/RP para valorizar institucionalmente a imagem do agronegócio. Assim nasceu o Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, em 2001.

O Programa possui metodologia própria, cujo diferencial é possibilitar aos professores e alunos a experiência de vivenciar a realidade do agro, por meio de palestras com especialistas; visitas em fazendas, instituições de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, cooperativas, indústrias e agroindústrias.

Como também são oferecidos materiais digitais, os professores têm à disposição um amplo conteúdo sobre o agro, que pode ser usado de forma interdisciplinar em salas de aula virtuais ou presenciais, contribuindo para a construção do saber baseado na realidade. Além disso são oferecidos concursos para estimular a criatividade e premiar alunos, professores e escolas.

Em 2024 serão priorizadas as atividades presenciais. As palestras, seminários e workshops transmitidos ao vivo serão gravados e permanecerão à disposição dos interessados. As visitas, também gratuitas, serão realizadas, prioritariamente, nas regiões onde estão sediadas as empresas associadas à ABAG/RP.

As opções de visitas e todo o cronograma de atividades serão divulgados oportunamente. Poderão participar alunos, professores e escolas do ensino público e privado do Ensino Fundamental ao Profissionalizante, de todas as regiões do Brasil.

Vem aí a edição 2024 do Programa Educacional

Vem aí a edição 2024 do Programa Educacional "Agronegócio na Escola"

A ação educacional da ABAG/RP será realizada entre os meses de abril e outubro. Poderão participar alunos e professores dos Ensinos Fundamental I e II, Médio, Técnico e Profissionalizante.

Saiba mais

Alt Alt
Calendário 2024:  “O agro na minha cidade”

Calendário 2024: “O agro na minha cidade”

 

 

Em cada mês o olhar dos estudantes vencedores do 20º Concurso de Desenho do Programa Educacional  “Agronegócio na Escola” 2023 sobre o agro em suas cidades.

Também disponível em PDF!

CONFIRA

Alt Alt

Agronegócio na Escola - 2001 a 2023:

289938

alunos

4988

professores

2330

visitas de alunos

163

visitas de professores

232

municípios

909

escolas

22

estados

Veja como foi o Evento de Encerramento da 23ª edição:

Alunos na Cocapec Alunos na Cocapec

Conheça mais sobre o Programa Educacional "Agronegócio na Escola"

Módulos Agronegócio na Escola

Módulos Agronegócio na Escola

Os módulos são materiais digitais interativos criados pela ABAG/RP com o apoio de empresas e instituições parceiras. Os conteúdos estão estruturados em uma linguagem simples, com textos, vídeos, gráficos e infográficos, e podem ser usados por professores, de qualquer disciplina, para enriquecerem suas aulas.

Assuntos abordados nos Módulos: história e crescimento da agricultura; geração de empregos e renda no agro; segurança alimentar e do alimento; importância da ciência e das instituições de pesquisa; evoluções tecnológicas; matriz energética brasileira; sustentabilidade e os ODS; cooperativismo; cadeias produtivas; para citar alguns.

Estão disponibilizados também os módulos de assuntos específicos como: Cadeia produtiva do café; Vamos falar de abelhas?; e Cooperativismo.

Acesse

Educação Educação
ABAG/RP