Entrar
JOSÉ HAMILTON RIBEIRO

José Hamilton Ribeiro é um dos jornalistas mais premiados do Brasil. Foi agraciado 7 vezes com o Prêmio Esso, e recebeu o Prêmio Especial de Imprensa ONU, Organização das Nações Unidas, em comemoração aos 60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. José Hamilton já foi chamado de Príncipe dos Repórteres e de Repórter do Século, e é admirado por seu talento, dignidade, dedicação, e por seus textos irretocáveis.

Zé Hamilton, como é mais conhecido, começou a trabalhar em 1956 na Rádio Bandeirantes. Mais tarde foi para o jornal Folha de São Paulo e, de 1966 até 1973, na revista Realidade, da qual foi um dos criadores. Ficou famoso pela cobertura da guerra do Vietnã, onde foi atingido pela explosão de uma mina terrestre. Aos 80 anos, é repórter especial da TV Globo, com atuação nos programas Globo Repórter e Globo Rural.

Sua ligação com a região é dos tempos de criança. Zé Hamilton morou até a adolescência em Santa Rosa de Viterbo. Como jornalista, fez história na cidade quando, em tempos de censura, em  1974, deixou a grande imprensa para revolucionar jornais do interior de São Paulo. Passou por Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Campinas, onde ajudou a implantar o sitema Off-Set de impressão. Mas a mudança não foi só tecnológica, pois Zé Hamilton mexeu com as redações por onde passou. Calmo e sensível, mas com alma investigativa, instiga a todos pela busca da notícia, pelo texto caprichado e pela aproximação com o leitor.

Defensor da formação formal de para jornalistas, sempre prega que o jornalismo é uma profissão que se aprende, pois exige técnicas e convém estar preparado. Foi por isso que, ao ser convidado para ser patrono do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo, aceitou de pronto. Ele se encantou com a proposta de proporcionar aos estudantes a oportunidade de vivenciar o agronegócio, um setor moderno, inovador e que preserva suas raízes.

ABAG/RP