Entrar

“Agronegócio na Escola” completa 15 anos

Compartilhe

O Ex-ministro Roberto Rodrigues abre a programação de comemoração e trabalhos do Programa no dia 17de abril no IAC em Ribeirão Preto

O Programa Educacional da ABAG/RP, o “Agronegócio na Escola”, há 15 anos vem sendo desenvolvido em parceria com escolas públicas da região de Ribeirão Preto. Neste período quase 165 mil alunos participaram de suas atividades que acontecem durante todo o ano letivo.

Cerca de oito mil e quinhentos professores foram capacitados até agora.

Usando metodologia própria a capacitação dos educadores é a prioridade do Programa e acontece por meio de palestras e visitas a empresas agroindustriais da região.

Há 15 anos o mais respeitado líder do agronegócio brasileiro, o ex-ministro Roberto Rodrigues, coordenador da FGVAgro e embaixador da FAO/ONU para o cooperativo, tem sido o grande parceiro do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”. No próximo dia 17 mais uma vez ele estará em Ribeirão Preto para fazer a palestra de capacitação abordando o agronegócio e os seus aspectos, da segurança alimentar mundial a “salva vidas” da economia brasileira.

O tema “Água e Agricultura” também fará parte da capacitação e será abordado pelo diretor de assuntos governamentais da Netafim, Luiz Paulo Heimpel. Cerca de 300 professores da rede pública da região são esperados.

Após a capacitação a temática do agronegócio é aplicada em sala de aula de forma interdisciplinar, o objetivo é mostrar que campo e cidade não se separam, caminham juntos.

Mostrar que o agronegócio foi e continua sendo fator determinante do desenvolvimento regional, seja por seu aspecto social ou econômico. Mostrar ainda que este é um setor onde o jovem tem grandes oportunidades de inserção profissional.

A forma como acontece esse trabalho dentro da escola compete exclusivamente a cada professor, a ABAG/RP em nenhum momento influencia o trabalho.

Ao longo desses anos os professores têm usado as informações que adquirem nas capacitações das mais diversas maneiras, seja para discutir a questão ambiental, tratar de profissionalização, das relações do trabalho, buscar conhecer melhor a história e a economia das cidades, fazer uma análise crítica do setor, falar de empreendedorismo, sustentabilidade, entre outros assuntos que ajudam a contextualizar a realidade do agronegócio local dentro das disciplinas curriculares.

A marca do “Agronegócio da Escola” é um ônibus em movimento carregado de jovens. Um ônibus que nestes 15 anos rodou milhares de quilômetros compartilhando conhecimento e esperança de um futuro melhor através da educação. O Programa é um compromisso da ABAG/RP de revelar para a sociedade, e para os poderes constituídos, a real dimensão e importância do agronegócio.

Resumo Programa Educacional Agronegócio a Escola 2015

Pouco mais de 14 mil alunos e cerca de 300 professores

91 escolas de 34 cidades:
Altinópolis, Brodowski, Buritizal, Cândido Rodrigues, Cássia dos Coqueiros, Colina, Colômbia, Cristais Paulista, Descalvado, Dourado, Dumont, Guapiaçu, Guará, Guaraci, Guariba, Guatapará, Ituverava, Jaboticabal, Jardinópolis, Luiz Antônio, Miguelópolis, Monte Alto, Morro Agudo, Motuca, Orlândia, Pradópolis, Ribeirão Corrente, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Santa Ernestina, São Simão, Sertãozinho, Severínia, Terra Roxa.

Programação:

13h00: Recepção e abertura
13h30: Palestra – Agronegócio brasileiro e mundial – Roberto Rodrigues
15h00: Palestra – Avanços na utilização da água na agricultura - Luiz Paulo Heimpel

Dia: 17/04/2015 (sexta-feira)
Local: Centro de Cana – Rodovia Antônio Duarte Nogueira - km 321 Ribeirão Preto.

Mais informações:
(16) 3623-2326

ABAG/RP