Entrar

Alunos de Jornalismo da Uniara participam da primeira etapa do prêmio ABAG 2013

Compartilhe

21 alunos dos segundo, terceiro e quarto anos do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Araraquara – Uniara participam entre os dias 1º e 4 de maio, da primeira etapa da edição 2013 do prêmio da Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto – ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro.

A coordenadora da graduação, Elivanete Zuppolini Barbi, explica que o prêmio é um programa de jovens jornalistas realizado todos os anos. “Durante o evento, são ministradas palestras e também feitas visitas técnicas a empresas, cooperativas, fazendas, institutos de pesquisa e usinas ligadas ao agronegócio”, afirma.

De acordo com ela, o programa, que é dividido em duas categorias - jovens jornalistas e profissionais da área - culmina com um concurso de reportagem de jornalismo impresso e televisão, onde as melhores matérias serão escolhidas como vencedoras. “Para chegar a essa última etapa, cujo resultado será divulgado no final do ano, é necessário que os inscritos estejam presentes em todas as palestras e eventos, e também que veiculem suas reportagens”, comenta.

A ABAG promove o transporte, a alimentação e a hospedagem para os participantes do evento, onde somente instituições de ensino superior convidadas estarão presentes. “A participação da Uniara acontece desde o primeiro prêmio, há seis anos. Entre as instituições, há outras escolas renomadas de Jornalismo, como a Cásper Líbero, a Escola de Comunicação e Arte - ECA da Universidade de São Paulo – USP, cuja sua primeira participação acontece este ano, e a Unesp de Bauru, entre outras”, conta.

Para a coordenadora, o evento é uma ótima oportunidade para os alunos da Uniara se integrarem com outros estudantes de jornalismo e conhecerem colegas de outras cidades e realidades. “No evento, o aluno se enriquece de informação e sai conhecedor do principal motor da economia nacional, que é o agronegócio”, ressalta.

Elivanete afirma que o prêmio reforça um dos enfoques do curso oferecido pela instituição, o jornalismo segmentado. “Temos a intenção de privilegiar características regionais, e a região de Araraquara é rica quando o assunto é agronegócio. É muito importante esse aprofundamento do aluno que vai trabalhar nesse ramo, pois ele conhecerá melhor essa área”, finaliza.

ABAG/RP