Entrar

Alunos de jornalismo usam o Agronegócio como tema para Trabalhos de Conclusão de Curso

Compartilhe

 

 

A aluna Sônia Reis de Souza, da Unifran, de Franca; e os alunos Waldir Montanaro e André Dias, da UNIARA, de Araraquara, acabam de concluir o curso de jornalismo e têm em comum a escolha do agronegócio como tema para seus Trabalhos de Conclusão de Curso, TCC.

Os três começaram a se interessar pelo tema no ano passado, quando participaram das atividades do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro.

O trabalho de conclusão de curso da estudante Sônia foi sobre a importância do café para região de Franca, inserida no tema central: “A importância econômica do agronegócio para o Brasil”.

O vídeo que fez parte do TCC concorreu ao Prêmio ABAG/RP de Jornalismo nesse ano e foi um dos vencedores.

Waldir e André, da UNIARA, fizeram o TCC em conjunto, um livro reportagem: “Dores, Dissabores e Conquistas - 30 anos da greve de Guariba”, um conflito que marcou a mudança nas relações do trabalho rural no Brasil.

O livro narra o episódio a partir de depoimentos de personagens que marcaram a greve, da cobertura feita pela imprensa à época e dos documentos e livros que foram escritos sobre a greve.

A partir da dor que a greve representou para a cidade, os estudantes conseguiram mostrar as conquistas que ela desencadeou para os trabalhadores rurais, hoje em menor número em Guariba, porém, muitos já requalificados trabalhando no plantio e colheita mecanizada da cana.

Waldir e André com certeza abrem o caminho para as diversas reportagens que serão feitas no ano que vem sobre esse episódio que completa 30 anos e marcou, para a cidade e a região, aquele maio de 1984.

ABAG/RP