Entrar

Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios vai unir campo e cidade no período de estiagem

Compartilhe

Com as presenças do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, dos comandantes da Polícia Ambiental e do Corpo de Bombeiros da Região de Ribeirão Preto, gerentes regionais da Cetesb, entre outros, foi lançada a Campanha de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios, 4ª edição de uma inciativa da ABAG/RP, Usinas e Produtores Rurais.
Pelo quarto ano consecutivo, o setor produtivo une forças para alcançar a população, urbana e rural, no sentido de conscientizar quanto aos perigos dos incêndios.

Em 2018 novamente a Campanha alia comunicação e educação, porém com material totalmente reformulado para levar a informação de forma amigável, clara e bem humorada. A mensagem é direta: “Incêndios: Prevenir é Dever de Todos!”

Os materiais de vídeo e áudio reproduzem situações que são potencialmente causadoras de incêndios, como colocar fogo para dar um jeitinho no lixo ou jogar a bituca de cigarro acesa pela janela do carro.

Na cartilha educacional, a história da descoberta do fogo, sua importância para o desenvolvimento da civilização, os cuidados para prevenir e os métodos corretos de extinção, sempre com a recomendação de nunca enfrentar o fogo.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Maurício Brusadin, mais de 90% dos incêndios acontecem por ação do homem, muitas supostamente inconsequentes e corriqueiras, sem a intenção de causar qualquer problema, mas que acabam evoluindo para um fogo sem controle. Para Brusadin, a iniciativa é bem vinda e contará com o apoio do governo e das agências ambientais do estado: “prevenir incêndios é defender a biodiversidade, é garantir o desenvolvimento e mostrar que produzir e preservar são perfeitamente compatíveis”.

A Campanha atingirá expressiva parcela das regiões produtoras de cana-de-açúcar no estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e até Tocantins. 10 grupos empresariais possuem usinas em todas essas regiões. A Orplana, Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil, também participa representando 32 associações de produtores, cerca de 12 mil que produzem cana em quase 900 mil hectares.

Para os canavicultores foi editada uma cartilha com os critérios objetivos para o estabelecimento do nexo causal, conforme a Resolução SMA 81, Portaria CFA 16.

Segundo o Tenente Coronel Douglas Vieira Machado, Comandante do 4º Batalhão da Polícia Ambiental, a participação do setor produtivo nas ações de prevenção aos incêndios é fundamental para diminuir as ocorrências: “o setor tem se mostrado proativo, com participado decisiva na Operação Corta Fogo e nos Planos de Auxílio Mútuo. Dessa forma ficam mais próximos todos os atores importantes no combate ao fogo: sociedade, poder público e setor produtivo”, disse ele.
Corrida contra a temporada de estiagem.

Segundo o Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, em 2017 foram detectados 5.203 focos de incêndio, contra 3.193 do ano de 2016. Somente no mês de setembro, foram 2.610 focos, o maior número já registrado em um único mês desde o início da série histórica, iniciada em 1998. Foram 3.828 incêndios apenas em Unidades de Conservação e outras Áreas Protegidas Estaduais, no ano passado.

Expectativa 2018
Somente no mês de abril foram registrados, pelo Inpe, 82 focos de incêndios, uma média de 2,7 por dia. Um alerta, já que a temporada seca está apenas começando. 
Incêndios: Prevenir é Dever de Todos!

ABAG/RP