Entrar

COPLANA inaugura Unidade São Carlos

Compartilhe

A Coplana inaugura, neste sábado, dia 10 de setembro, às 9 horas da manhã, sua nova unidade para armazenamento e processamento de grãos, ampliando de imediato em 33% sua capacidade de recepção de amendoim. A UNIDADE SÃO CARLOS está localizada onde era a antiga usina São Carlos, no município de Jaboticabal/SP, e vai atender à crescente demanda da cadeia produtiva da região.

Como referência do crescimento da Cooperativa no setor amendoim, na safra 2020/2021, a Coplana recebeu 3,5 milhões de sacos do grão em casca, e na safra 2021/2022, foram 15% a mais, ou 4,041 milhões de sacos. Na nova unidade, a estrutura da primeira fase está instalada em 7,4 hectares, em uma área total de 56,8 hectares.

O complexo conta com um galpão de equipamentos para recepção e limpeza do amendoim; três galpões de secagem, com 40 conjuntos de secadores; e dois armazéns, com capacidade total para 1 milhão de sacos de amendoim. Nas próximas safras haverá mais duas etapas de ampliação, que seguirão o mesmo modelo.

Considerando o volume atual de recepção, que é de 3 milhões de sacos na Unidade de Grãos de Jaboticabal, a Unidade São Carlos aumentou a capacidade em 33%, o que representa 4 milhões de sacos, somando-se as duas unidades. Quando toda a planta da Unidade São Carlos estiver em operação, a Coplana poderá receber, no total, seis milhões de sacos de amendoim por safra.

Relevância do amendoim

O estado de São Paulo mantém-se como principal produtor brasileiro, e Jaboticabal é a Capital do Amendoim no estado de São Paulo, entre outros motivos, por ter feito renascer a cultura na década de 1980 e, mais tarde, nos anos 2000, ter aberto o mercado internacional para o amendoim brasileiro selecionado. Segundo o Instituto de Economia Agrícola (IEA), em estudo conduzido pela pesquisadora científica Renata Martins Sampaio, em 2021, a região de Jaboticabal respondeu por 13% da produção paulista do grão, produzindo, na última década, uma média de 62 mil toneladas, em 18 mil hectares plantados anualmente. A produção, em 2012, que era de pouco mais de 48 mil toneladas, encerrou 2021 em torno de 88 mil toneladas, a partir dos ganhos em produtividade.

Ainda segundo o IEA, em 2021, o amendoim esteve em segundo lugar num total de 37 atividades que formaram o valor da produção agropecuária (VPA) da região, totalizando R$ 339,2 milhões em renda ao produtor.

O estudo aponta ainda que a produção paulista de amendoim tem nas exportações um importante canal de comercialização. Em 2021, o estado de São Paulo respondeu por pouco mais de 98% das exportações brasileiras

de amendoim descascado. A tradição paulista na produção do grão está presente na região de Jaboticabal que, em média, responde por 37% das exportações brasileiras. Dados dos Comex Stat (sistema de informações do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços) revelam que, em 2012, a região havia exportado pouco mais de 23 mil toneladas e, em 2021, foram 86 mil toneladas, um salto que, praticamente, quadruplicou os volumes exportados na última década.

Produção de amendoim em casca, região de Jaboticabal, estado de São Paulo. Fonte: IEA, 2021, Instituto de Economia Agrícola, Agência  Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA/SAA). Disponível em: http://www.iea.agricultura.sp.gov.br/out/index.php Considerando o EDR de Jaboticabal, regional agrícola que agrupa os seguintes municípios: Borborema, Cândido Rodrigues, Dobrada, Fernando Prestes, Guariba, Ibitinga, Itápolis, Jaboticabal, Monte Alto, Santa Ernestina, Taiaçu, Taiúva, Taquaritinga e Vista Alegre do Alto.

 

Serviço

Inauguração Unidade São Carlos – Coplana – Cooperativa Agroindustrial

Dia 10 de setembro, 9 horas.

Localização: Rodovia Jaboticabal a Pradópolis, km 13 - Zona Rural, Jaboticabal/SP.

Você também pode acessar a localização pelo link:

https://bit.ly/localizacaosaocarlos

 

Informações Imprensa:

Francine Bortoleto Máximo (16) 99724-9265

Regiane Alves (16) 99715-7040

ABAG/RP