Entrar

No dia Internacional da Língua Portuguesa conheça a origem agrária de algumas palavras

Compartilhe

O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, fechado desde o incêndio de 2015, reabriu nesta semana, por 4 dias, para a comemoração do Dia Internacional da Língua Portuguesa. A reabertura definitiva será marcada.

Na instalação original o tema agricultura ocupava um importante espaço na linha do tempo contando a evolução da língua, falada por 252 milhões de pessoas no mundo.

Além da história da agricultura e pecuária nos diversos países onde o Português é falado, a riqueza da morfologia e sintaxe das palavras chamavam a atenção dos milhares de visitantes que passavam todos os dias pelo Museu, na Estação da Luz, no centro de São Paulo.

A interatividade na instalação da linha do tempo proporcionava que os visitantes descobrissem, de maneira lúdica, a origem agrária de algumas palavras latinas.  Ao longo dos anos algumas palavras deixaram de ter apenas o sentido concreto, e ganharam um sentido abstrato. Os exemplos em destaque no museu estão na imagem abaixo.

Fonte: Museu da Língua Portuguesa

Fonte: Museu da Língua Portuguesa

 

O português é a nona língua mais falada do mundo. Segundo o Instituto Berlitz são 252 milhões de falantes, sendo 221 milhões nativos e 13 milhões de não nativos.

A língua portuguesa é falada na Europa, América, África e Ásia. O maior país em extensão territorial e em número de falantes, onde o português é a língua oficial, é o Brasil.  O idioma é oficial também em Portugal, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Timor Leste, Guiné Equatorial, Macau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

ABAG/RP