Entrar

Estudante Finalista do 12º Prêmio Massey usou conhecimento adquirido nas atividades do VI Prêmio ABAG/RP de Jornalismo

Compartilhe

A 12ª edição do Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo, um dos precursores e mais tradicionais prêmios voltados para o agronegócio brasileiro, divulgou no último dia primeiro de setembro os finalistas em suas sete categorias, entre elas a de Estudante de Jornalismo.

O estudante Paulo Palma Beraldo, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC – Unesp), teve duas matérias selecionas para concorrer ao grande prêmio que será anunciado em 3 de outubro.

Uma de suas reações ao receber a notícia foi encaminhar um e-mail para ABAG/RP para contar a novidade e agradecer: “Isso só foi possível graças a tudo o que a ABAG/RP me mostrou e ensinou esse ano”, escreveu ele.

Paulo foi um dos quase 200 estudantes de jornalismo que participaram das atividades práticas do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro em 2013.

O prêmio está em sua 6ª edição e tem como grande diferencial proporcionar aos estudantes de jornalismo uma verdadeira “imersão” em agronegócio.

Os estudantes da FAAC - Unesp e outras 11 faculdades do Estado de São Paulo participaram do Ciclo de Palestras e Visitas e do Seminário “Mecanização e Sustentabilidade”. Durante o Ciclo, Paulo visitou as cadeias produtivas do café, da cana-de-açúcar e da pecuária; e suas duas matérias classificadas para a final do Prêmio Massey falaram basicamente dessa experiência.

A matéria “Da terra à mídia”, publicado no dia 25 de junho de 2013 no Web Jornal Mundo Digital da Unesp, fala da relevância do agronegócio para o país e a disparidade entre sua importância e o espaço que tem na mídia nacional; e aborda também o esforço do setor em investir em comunicação e na sua imagem.

Já na matéria “Caminhos do leite: do campo à mesa” publicada no dia 27 de junho de 2013, no mesmo Web Jornal Mundo Digital, Paulo aproveitou as informações que obteve no Ciclo da ABAG/RP durante a visita a uma empresa nacional, Laticínio Jussara em Patrocínio Paulista, para abordar a cadeia leiteira, desde o papel social do leite como alimento e fonte de renda para milhões de famílias; passando pela pesquisa e a aplicação da tecnologia no campo para o aumento da produtividade; além de uma visão da produção no Brasil e no Mundo.

Uma matéria completa e muito bem escrita que impressionou os jurados do Prêmio Massey.

Confira as matérias do estudante Paulo Beraldo classificadas para a final do Prêmio Massey nos links abaixo.

http://www.mundodigital.unesp.br/webjornalnovo/25/06/2013/da-terra-a-midia/

http://www.mundodigital.unesp.br/webjornalnovo/26/06/2013/caminhos-do-leite-do-campo-a-mesa/ 

ABAG/RP