Entrar

III Prêmio Professor - inovador e inspirador

Compartilhe

Programa Educacional "Agronegócio na escola"

O prazo para a entrega das propostas do III Prêmio Professor terminaram no último dia 14 de junho. O Prêmio faz parte das atividades do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, promovido pela ABAG/RP e tem por objetivo reconhecer e motivar os educadores participantes do Programa.

São eles os responsáveis por transmitir os conceitos de agronegócio e de cadeias produtivas para seus alunos, o que o Prêmio propõe e espera é um trabalho que extrapole as salas de aula que alcance toda a escola e a comunidade onde ela está inserida, ressaltando a interação, a interdependência e legítima identidade que existe entre o campo e a cidade.

Nesta terceira edição foram recebidas 17 propostas de trabalhos que mostram o amadurecimento dos professores no tratar do tema agronegócio e sustentabilidade, que passa a ser abordada em suas três esferas de valores: ambiental, econômica e social.

Isso ocorrerá das mais diversas formas, desde a busca pelo entendimento de como ocorreu a mudança da mentalidade do agricultor em relação ao meio ambiente, passando pela conscientização dos alunos para se enxergarem como agentes de mudança, dentro e fora da escola.

A maneira de desenvolver os trabalhos também se mostrou muito diversa: serão utilizadas visitas e palestras, leitura e parcerias, implantação de hortas, cuidados com nascentes, programas de rádio, internet, feira do agronegócio, entre muitas outras.

O resultado de todo esse esforço será conhecido no final do mês de novembro, quando os 6 melhores classificados farão uma apresentação durante o tradicional Encontro de Professores.

Os critérios dessa escolha levam em conta a participação desses professores nas capacitações oferecidas pela ABAG/RP, as atividades que desenvolveram dentro e fora da sala de aula, o envolvimento com a comunidade, a clareza do entendimento sobre o tema e, acima de tudo, a criatividade para aplicar sua proposta junto aos alunos.

Esses são professores especiais que buscam formas novas de estimular seus alunos e com suas propostas de trabalho para concorrer ao Prêmio Professor vão inspirar os outros educadores na forma de aplicar o “Agronegócio na Escola”.

ABAG/RP