Entrar

Inscrições abertas para a 15ª edição do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo "José Hamilton Ribeiro"

Compartilhe

R$ 68.000,00 em prêmios
Inscrições a partir de
31 de maio de 2022
Ciclo de Palestras: 22/6,11/8 e 18/8 - presencial e online
Matérias publicadas entre 11/11/2021 e 20/10/2022
Ciclo de Visitas: a partir de agosto
Inscrições: https://premiodejornalismo.abagrp.org.br

 

 

O Prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”, com duas Categorias: Profissional e Jovem Talento segue com o objetivo de incentivar e reconhecer o trabalho dos jornalistas profissionais dedicados à divulgação de assuntos relacionados ao agro, e de aproximar os futuros jornalistas do setor. 

A novidade desta 15ª edição é a criação da Modalidade “Grande Reportagem/Especial”, na Categoria Profissional. A nova modalidade vai abarcar matérias com publicação ou veiculação nacional em mídia aberta: reportagem de TV com mais de 5 minutos, cadernos especiais de jornais, e séries de podcasts em rádio.

Dessa forma, as matérias de veículos reginais e/ou não especializados serão inscritas em modalidades distintas, e não mais concorrerão entre si.

O Prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro” inova ao promover, anualmente, o Ciclo de Palestras e Visitas, optativo para os profissionais, mas obrigatório para os estudantes de jornalismo, que só podem inscrever matérias se participarem ao menos de um evento.

Com o Ciclo de Palestras a ABAG/RP abre as portas do agronegócio para os estudantes de jornalismo. As palestras acontecerão em modo presencial a partir de faculdades e universidades do Estado de São Paulo, mas serão transmitidas, ao vivo, para os que preferirem acessar remotamente. O Ciclo de Palestras acontecerá nos dias 22 de junho, 11 e 18 de agosto.

 

 

Programação:

22 de junho – ECA/USP/São Paulo, 10h00
 
Tema: Bioeconomia, Daniel Vargas, Coordenador do Observatório de Conhecimento e Inovação em Bioeconomia. Debatedora: jornalista Vera Ondei, da Revista Forbes e presidente da Rede Brasil de Jornalistas Agro.

11 de agosto – UNAERP/Ribeirão Preto, 19h30
Tema: Economia e Agro, José Antonio Rossato Junior, vice-presidente da Coplana e José Luís Coelho, consultor da Markestrat. Mediação: jornalista Marcelo Toledo, da Folha de SP.

18 de agosto – Mackenzie/São Paulo, 11h00
Tema: Guerra e Segurança Alimentar Mundial, com Roberto Rodrigues, da GVAgro, Embaixador Especial da FAO/ONU para as Cooperativas; e Christian Lohbauer, presidente da CropLife Brasil. Medição: jornalista Luiz Nascimento, da Rádio CBN.

CICLO DE VISITAS: a realização do Ciclo de Visitas dependerá de questões sanitárias. Está programado para acontecer a partir de agosto. Os jornalistas profissionais também podem participar. A programação será divulgada com antecedência mínima de 15 dias.

CATEGORIAS E MODALIDADES

JOVEM TALENTO
Público

Estudantes de jornalismo matriculados nas Instituições de Ensino parceiras da ABAG/RP.

Modalidades
Escrita - matérias inéditas, publicadas em mídia oficial da Instituição de Ensino, de forma impressa ou digital, contendo, no mínimo, 5 mil e, no máximo, 10 mil caracteres (toques), com espaços.

Vídeo ou Rádio - matérias inéditas, veiculadas em mídia oficial da Instituição de Ensino, ou em TVs e Rádios universitárias. As matérias em vídeo ou áudio deverão ter o formato tradicional de reportagem, com duração máxima de 05 (cinco) minutos. 

Condições
Para os estudantes de jornalismo é obrigatória a participação em, ao menos, uma palestra do Ciclo de Palestras 2022 ou anteriores (mediante comprovação). Os eventos somam pontos na avaliação final. A participação nos Ciclos anteriores credencia para a inscrição de matéria, mas não soma pontos na avaliação final.

Premiação
Além dos certificados, os autores dos trabalhos vencedores, em cada modalidade, receberão como prêmio: 

1º colocado: notebook e certificado.
2º colocado: câmera Go Pro Max e certificado.
3º colocado: câmera portátil estabilizadora 2DJi e certificado.


PROFISSIONAL
Público

Jornalistas profissionais, com registro junto ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Modalidades
Jornal Impresso
Revista Impressa
Multiplataforma
TV
Grande Reportagem/Especial*

* Grande Reportagem/Especial: engloba matérias com publicação ou veiculação nacional em mídia aberta: reportagem de TV com mais de 5 minutos, cadernos especiais de jornais, e séries de podcasts em rádio.

Condições
Para concorrer ao Prêmio ABAG/RP de Jornalismo as pautas deverão versar sobre o AGRO PAULISTA (pautas dedicadas em âmbito estadual, ou inseridas em contextos nacional ou internacional).

Matérias produzidas e veiculadas entre 11 de novembro de 2021 e 30 de outubro de 2022.

Premiação
O autor do melhor trabalho, em cada modalidade, receberá como prêmio o valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), a deduzir impostos, e o certificado de vencedor.

Mais informações
Valéria Ribeiro
Assessora de Comunicação ABAG/RP
abagrp3@abagrp.org.br
Tel: (16) 99796-2446

ABAG/RP