Entrar

Nota de pesar - Ismael Perina Junior

Compartilhe

Nota de pesar - Ismael Perina Junior

Com profundo pesar a ABAG/RP comunica o falecimento de um de seus fundadores e grande líder do agronegócio brasileiro, Ismael Perina Junior, aos 64 anos. Ismael desempenhou papel relevante na formulação de importantes políticas públicas para o setor. Foi incansável na valorização do agro, do produtor rural, e no incentivo ao associativismo e ao cooperativismo.

Engenheiro agrônomo, formado pela Unesp de Jaboticabal, produtor de cana-de-açúcar na região de Jaboticabal/SP, muitas vezes deixava seus negócios em segundo plano para cuidar de questões institucionais do agronegócio. Foi presidente da Socicana (Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba) e do Sicoob Coopecredi. Compôs a diretoria da Coplana (Cooperativa Agroindustrial) e foi presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Açúcar e do Álcool, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Presidiu também o Sindicato Rural de Jaboticabal, a Orplana (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil), participou de diversos conselhos, como: Consecana (Conselho de Produtores de Cana-de-Açúcar, Açúcar e Etanol do Estado de São Paulo); Cosag (Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp); Conselho de Administração do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), e Conselho Consultivo da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Foi vice-presidente do Sicoob Coopercred-SP (Cooperativa Central de Crédito do Estado de São Paulo) e do IPA, Instituto Pensar Agro.

Ismael foi um importante e reconhecido interlocutor do setor agro junto aos governos e à sociedade, dedicando-se incansavelmente às causas de interesse comum, como a valorização do produtor rural, a educação e o meio ambiente.

Ele deixa um legado de realizações, e o exemplo de um grande líder.

ABAG/RP