Entrar

Programa Educacional “Agronegócio na Escola” abre as portas de empresas, cooperativas e institutos de pesquisa

Compartilhe

As próximas três sextas-feiras, 16, 23 e 30 de maio, serão dias de capacitação para os professores das 102 escolas participantes do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, da ABAG/RP, em 2014.

São professores de 36 municípios da região de Ribeirão Preto.

Na prática os quase 150 professores que participarão das visitas monitoradas em empresas do agronegócio vão dar continuidade à capacitação que começou com a palestra do ex-ministro Roberto Rodrigues, que mostrou a eles um panorama histórico e atual do agronegócio, sua dimensão geopolítica, destacando a importância do setor para a sociedade.

Com as visitas o objetivo é que eles enxerguem por si aspectos do setor que possam ser usados em sala de aula nas mais diversas disciplinas, da matemática à história, do português à arte.

Além disso, as visitas costumam clarear ideias sobre o setor que muitas vezes são herança de uma visão histórica negativa. Invariavelmente, nestes 13 anos de Programa Educacional, os professores sempre chegam com muitas dúvidas sobre a responsabilidade social e ambiental do setor, e acabam se surpreendendo positivamente.

A tecnologia é outro tema que encanta os educadores, a modernidade do agro, apesar de já muito comentada pela mídia, ganha outra dimensão ao ser vista de perto.

A questão da gestão e da capacitação das pessoas também, pois profissionalmente os jovens estudantes não costumam considerar o agronegócio como uma opção de carreira.

As visitas são preparadas especialmente para os professores e vão acontecer na seguinte ordem:

16/05
- Usina São Martinho – Pradópolis
- Santal Equipamentos – Ribeirão Preto
Professores participantes são das cidades de Buritizal, Ituverava, Morro Agudo, Orlândia, Pradópolis, Santa Ernestina, Santa Rita do Passa Quatro, São Simão.

23/05
- Embrapa Instrumentação Agropecuária – São Carlos
- Coplana – Jaboticabal
Professores participantes são das cidades de Bebedouro, Cássia dos Coqueiros, Colina, Colômbia, Guapiaçu, Guaraci, Jaboticabal, Jardinópolis, Miguelópolis, Motuca, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Severínia, Terra Roxa.

30/05
- Laticínios Jussara – Patrocínio Paulista
- Fazenda Bom Jesus (Labareda Agropecuária) – Cristais Paulista
Professores participantes são das cidades de Altinópolis, Brodowski, Cândido Rodrigues, Cristais Paulista, Descalvado, Dourado, Dumont, Guará, Guariba, Ipuã, Luiz Antônio, Monte Alto, Ribeirão Corrente, Sertãozinho.

ABAG/RP