Entrar

Programa Educacional “Agronegócio na Escola” traz inovações para 2014

Compartilhe

Cidades da região têm até 21 de fevereiro para aderir ao Programa que chega com Feira do Conhecimento e material de apoio renovado.


A ABAG/RP, Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto, já está com tudo pronto para iniciar mais uma edição de seu Programa Educacional, será o 14º ano do “Agronegócio na Escola”, que é desenvolvido pela Associação em parceria com as secretarias municipais de educação.

O trabalho é desenvolvido pela ABAG/RP desde 2001 e já recepcionou mais de 160 mil alunos.

Seu objetivo é valorizar o agronegócio regional e nacional ao propiciar o contato dos professores e alunos com o setor.

Ao visitarem indústrias, usinas, fazendas, empresas, universidades e centros de pesquisas, alunos e professores enxergam que, além da responsabilidade com a produção e a viabilidade econômica da atividade, o setor também é responsável quando se trata de preservação ambiental e desenvolvimento social. Além disso, percebem as oportunidades profissionais que a região oferece.

O conhecimento adquirido a campo e durante a tradicional palestra de abertura do Programa, na qual Roberto Rodrigues, ex-ministro da agricultura, apresenta o panorama mundial e nacional do agronegócio, é posteriormente aplicado nas atividades propostas, que neste ano ganham reforço com a “Feira do Conhecimento”.

A “Feira do Conhecimento” vem para incentivar a criatividade e a inovação entre os estudantes.

Através do estímulo à cultura investigativa e ao empreendedorismo, os alunos terão a oportunidade de interagirem entre si e de desenvolverem suas habilidades e competências na abordagem de um assunto.

Espera-se a exposição e apresentação de projetos que demonstrem o que foi desenvolvido nas escolas e o quanto foi compreendido sobre o tema agronegócio e sua importância para a região e o país.

2014 também será marcado pela renovação do material didático, que passa a contar com três frentes de apoio: uma nova edição da cartilha “Agronegócio sua vida depende dele”; uma cartilha on-line complementar, com conteúdo adicional aos alunos; e um caderno especial de apoio ao professor.

Este conteúdo certamente virá a enriquecer os trabalhos a serem apresentados no XIV Concurso de Redações, XIII Concurso de Desenho e IV Prêmio Professor.

Os municípios que já participaram no ano passado estão renovando a parceria; e novos municípios se preparam para um ano repleto de atividades.

Até o dia 21 de fevereiro os responsáveis pela educação das cidades, que têm escolas do Ensino Fundamental 2, podem inscrever seus professores e alunos, de 8º e 9º anos, no XIV Programa Educacional “Agronegócio na Escola” para que possam conhecer um pouco melhor a história e a economia agroindustrial da região.

ABAG/RP