Entrar

Reta final do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo "José Hamilton Ribeiro"

Compartilhe

R$ 68.000,00 em prêmios
Encerramento das inscrições 21/10/2022
Matérias publicadas entre 11/11/2021 e 20/10/2022
Inscrições:
https://premiodejornalismo.abagrp.org.br/

O Prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro”, com duas Categorias: Profissional e Jovem Talento segue com o objetivo de incentivar e reconhecer o trabalho dos jornalistas profissionais dedicados à divulgação de assuntos relacionados ao agro, e de aproximar os futuros jornalistas do setor. 

A novidade desta 15ª edição foi a criação da Modalidade “Grande Reportagem/Especial”, na Categoria Profissional. A nova modalidade abarca matérias com publicação ou veiculação nacional em mídia aberta: reportagem de TV com mais de 5 minutos, cadernos especiais de jornais, e séries de podcasts em rádio.

Dessa forma, as matérias de veículos regionais e/ou não especializados serão inscritas em modalidades distintas, e não mais concorrerão entre si.

O Prêmio ABAG/RP de Jornalismo “José Hamilton Ribeiro” inova ao promover, anualmente, o Ciclo de Palestras e Visitas, optativo para os profissionais, mas obrigatório para os estudantes de jornalismo, que só podem inscrever matérias se participarem ao menos de um evento.

As palestras aconteceram presencialmente nos dias 11, 18 e 25 de agosto. Eles aconteceram na Unaerp, em Ribeirão Preto; no Mackenzie, em São Paulo e na PUC, em Campinas. A presença média foi de 100 estudantes por palestra.

Os palestrantes, por ordem dos eventos, foram: José Coelho e José Antonio Rossato Junior, que falaram sobre Economia e Agro; Roberto Rodrigues e Christian Lohbauer, falaram sobre Guerra e Segurança Alimentar; e Daniel Vargas e Vera Ondei, falaram sobre Bioeconomia.

Sobre as modalidades

A Categoria Profissional é composta por 5 modalidades: Revista Impressa, Jornal Impresso, TV, Multiplataforma e Grande Reportagem Especial. Apenas o primeiro colocado, em cada modalidade, é premiado com o montante de R$ 10.000,00 (dez mil reais).

A Categoria Jovem Talento é composta por duas modalidades: Escrita e Vídeo ou Rádio. Além dos certificados, os autores dos trabalhos vencedores, em cada modalidade, receberão como prêmio: 1º colocado: notebook; 2º colocado: câmera Go Pro Max; e o 3º colocado: câmera portátil estabilizadora 2DJi.

Importante - na matéria dos profissionais o agro de São Paulo deverá fazer parte da pauta, já para os estudantes não há essa exigência.

ABAG/RP