Entrar

Chocolateira em projeto para reduzir emissões

Compartilhe

A gigante chocolateira suíça Barry Callebaut fechou um acordo com a Associação dos Fornecedores de Cana de Guariba (Socicana) para apoiar a redução de emissões de gases de efeito estufa dos produtores associados. A companhia terá preferência na compra de créditos de carbono que serão gerados após medidas de mitigação do impacto climático da atividade

Não há um volume preestabelecido de emissões a serem mitigadas. As estratégias para diminuir as emissões estão em estudo, mas devem passar por substituição de fertilizantes nitrogenados e de agroquímicos, diminuição do consumo de diesel, aumento da absorção de carbono pelo solo e recuperação de vegetações nativas.

Os associados da Socicana interessados em participar receberão apoio técnico da Barry Callebaut para a definição das estratégias de ação. A companhia também bancará os custos de certificação do crédito de carbono que será gerado com as medidas.

Uma consultoria especializada será contratada para medir as emissões antes e depois de os produtores adotarem as ações de mitigação. Podem ser contratadas consultorias como Verified Carbon Standard (Verra) e Gold Standard.

A adesão dos produtores da Socicana será voluntária, e os créditos vendidos, rateados proporcionalmente à participação de cada um no corte das emissões. Quem optar pelo programa com a Barry Callebaut, porém, não deverá contar com o benefício do programa federal RenovaBio, diz Rafael Kalaki, superintendente da Socicana.

A associação preferiu separar os dois tipos de remuneração para evitar o risco de ser considerado como “dupla contagem” na redução de emissões. “Na minha visão, não é dupla contagem, porque o CBio é um crédito de descarbonização, é diferente Mas, na dúvida, não vamos arriscar”, disse. Atualmente, apenas uma usina da região utiliza os dados primário

A parceria faz parte da estratégia da Barry Callebaut para alcançar sua meta de redução de 30% das emissões de carbono até 2025, estabelecida conforme a Science Based Targets Initiative (SBTi), e de ser “positiva” em carbono.

Para isso, a suíça, responsável por 25% do chocolate produzido no mundo e que fornece principalmente para outras indústrias, também vem trabalhando com produtores de outras cadeias, como óleo de palma e cacau, disse Kevin Ogorzalek, gerente sênior de fornecimento sustentável do grupo.

A companhia já tinha contato com a Socicana via Bonsucro, que certifica a sustentabilidade da cana e tem uma plataforma de negociação de créditos de sustentabilidade. A transação de créditos entre ambos iniciou uma relação que hoje se traduz em outras parcerias.

Barry Callebaut e a Socicana já pesquisam em conjunto o uso de bactérias inoculantes que fixam nitrogênio no solo para a cana, o que pode integrar o projeto. Outras medidas que podem ser sugeridas são o uso de drones para a aplicação de inimigos biológicos em vez de agroquímicos com o uso de máquinas. Também serão estudadas formas de sistematizar o desenho das linhas de cana no solo para otimizar o trabalho das máquinas e o uso de palha no solo para fixar carbono, entre outras medidas. “Vemos oportunidades para tornar a cana um produto positivo em carbono”, diz Ogorzalek.

 

Fonte: Valor Econômico
https://valor.globo.com/agronegocios/noticia/2022/01/17/chocolateira-em-projeto-para-reduzir-emissoes.ghtml

ABAG/RP