Entrar

Últimos dias para concorrer ao VI Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro

Compartilhe

Termina no próximo dia 20 de outubro o prazo para a publicação e inscrição de matérias para concorrer ao VI Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro.

Um prêmio criado em 2008, voltado a profissionais e estudantes de jornalismo, cujo objetivo é incentivar e reconhecer o trabalho jornalístico dedicado à divulgação de assuntos relacionados ao agronegócio regional e nacional.

Na categoria Profissional a grande novidade desta edição foi a abertura das inscrições para jornalistas que atuam fora da região de Ribeirão Preto, com a única exigência de que as matérias tenham como pauta o agronegócio do nordeste do estado de São Paulo.

Podem concorrer matérias publicadas entre 1º de janeiro e 20 de outubro. O prêmio é de R$ 5.000,00, livre de impostos, para cada uma das modalidades: Plataforma escrita diária: Jornal e internet; Plataforma escrita especial: Revista e cadernos especiais de jornais e Plataforma eletrônica: TV.

Na categoria Jovem Talento a inscrição das matérias dos estudantes é vinculada à sua participação no Ciclo de Palestras e Visitas e/ou no Seminário Mecanização e Sustentabilidade; atividades que visam permitir que jovens jornalistas conheçam melhor o agronegócio. Nesta categoria são duas as modalidades de participação: Mídia escrita e Vídeo.

As matérias devem ser publicadas até o dia 20 de outubro nas mídias acadêmicas. O prêmio para o Jovem Talento é um tablete por categoria.

Neste ano a participação das faculdades foi recorde, com 158 alunos de 12 instituições de diversas regiões do Estado de São Paulo: UNISEB/COC, UNAERP e BARÃO DE MAUÁ, de Ribeirão Preto; UNIARA, de Araraquara; UNIFRAN de Franca; FAAC/UNESP, de Bauru; UNIMEP de Piracicaba; METODISTA de São Bernardo do Campo; PUC de Campinas; ECA/USP, ESPM e MACKENZIE, de São Paulo.

A Comissão Julgadora composta por cinco profissionais, sendo dois da área de Comunicação Social e três indicados por entidades representativas do agronegócio brasileiro, se reunirá no dia 22 de novembro para escolher os vencedores.

Os pré-requisitos para a escolha das melhores reportagens em cada categoria e modalidade levarão em conta a contribuição das matérias para o melhor entendimento do tema agronegócio, pela capacidade de tradução dos fatos para o leitor (expectador) e por contribuir para o desenvolvimento da região e do país.

A festa de encerramento também está marcada, será dia 27 de novembro em Ribeirão Preto, onde serão anunciados os vencedores de 2013.

ABAG/RP