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Regulamento - Programa Educacional "Agronegócio na Escola"

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ABAG/RP - Associação Brasileira do Agronegócio da Região de Ribeirão Preto

Programa Educacional “Agronegócio na Escola” - Etapa Digital 2022

Regulamento

O presente Regulamento dispõe sobre a participação, apresentação do conteúdo, avaliações, certificações e premiações para professores, alunos, e para a escola destaque do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” - Etapa Digital 2022.

     1. Participação

         1.1. Aberto aos professores de escolas públicas e privadas, dos ensinos Fundamental I e II, Médio e Profissionalizante.

         1.2. As inscrições são individuais e devem ser feitas no site: www.abagrp.org.br

         1.3. Inscrição: a partir do dia 10/05. Os professores podem se inscrever a qualquer momento. A participação é livre e voluntária. Vide cronograma no Quadro 01.

         1.4. Todos os links de inscrição e acesso às atividades e eventos serão postados no Mural de Recados, localizado na Área do Usuário no site da ABAG/RP (www.abagrp.org.br).

         1.5. Todas as atividades do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” valem horas certificadas, conforme item 4.

Quadro 01 - Cronograma do Programa Educacional "Agronegócio na Escola" - Etapa Digital 2022.

     2. Apresentação do conteúdo

         2.1. Palestra de Abertura - evento online, no dia 02/06, com especialista em agronegócio e educação. O link para acesso à palestra estará disponível a partir do dia 01/06 no site da ABAG/RP.

         2.2. Módulos - são compostos por capítulos, com textos, ilustrações, vídeos e atividades para alunos e professores.

         2.3. Papo com Especialista (palestras e workshops) - eventos online com especialistas em agronegócio e/ou educação. Os links para acesso às palestras ficarão disponíveis no site da ABAG/RP, em até 01 (um) dia útil dos eventos.

         2.4. Visitas às organizações do agronegócio - serão oferecidas mediante disponibilidade e cenário sanitário favorável.

     3. Avaliações, Concursos e Premiações

Atividades dinâmicas para professores, desafios individuais para alunos e competições em grupo são oferecidos para dinamizar o processo de aprendizagem, além de gerar maior interatividade entre professores, alunos e unidades escolares.

         3.1. Para professores

                 3.1.1. Quiz - testes de múltipla escolha, oferecidos ao final de cada módulo, por meio dos quais os professores poderão avaliar seus conhecimentos sobre os conteúdos estudados e se preparar para o Super Quiz. Estes quizzes não somam pontos para nenhum concurso, e os professores podem treinar quantas vezes desejarem (perguntas aleatórias).

                 3.1.2. Super Quiz - competição online individual. São rodadas de testes de múltipla escolha, contra o relógio, baseados nos conteúdos dos módulos. A ferramenta utilizada é o Kahoot ou semelhante. Ao final de cada rodada, a própria ferramenta disponibiliza a classificação geral com as pontuações dos participantes. Sairão vencedores os 03 (três) professores que somarem mais pontos em 03 (três) rodadas consecutivas.

                 3.1.3. Super Quiz Escolas - competição online entre grupos de professores de diferentes escolas. São rodadas, contra o relógio, com testes de múltipla escolha com base nos conteúdos apresentados. A ferramenta utilizada é o Kahoot ou semelhante. Ao final de cada rodada, a própria ferramenta disponibiliza a classificação geral com as pontuações das equipes. A escola com maior pontuação, em 03 (três) rodadas consecutivas, será a vencedora.

                 3.1.4. Concurso Plano de Aula “Agronegócio na Escola” - elaboração de planos de aula que contemplem a inclusão de temas  agro em qualquer disciplina da grade curricular. A aplicação prática não é exigida.

                            3.1.4.1. Da validação, pontuação e classificação - são considerados válidos os trabalhos que seguirem o modelo do Anexo 01. Os planos de aula são classificados com base nos seguintes critérios:

a) construção do Plano de Aula: introdução, objetivo(s), recurso(s) utilizado(s), desenvolvimento e conclusão; (até 40 pontos);

b) coerência e coesão (até 25 pontos);

c) criatividade na utilização de recursos didáticos (até 20 pontos);

d) exequibilidade (até 15 pontos).

Pontos bônus - são atribuídos 05 (cinco) pontos bônus para o professor que enviar um vídeo, de até 03 (três) minutos, com a síntese da proposta.

Atenção! O professor que optar pelo envio do vídeo deverá hospedá-lo no YouTube previamente, e informar o link no ato do preenchimento do formulário de inscrição, localizado na Área do Usuário no site da ABAG/RP. O sistema não aceitará a inclusão do vídeo depois de finalizado o envio do Plano.

                            3.1.4.2. Da divulgação dos finalistas - todos os trabalhos são pré-avaliados e até 5 (cinco) planos de aula são classificados para posterior apresentação para a Comissão Julgadora. Os nomes dos finalistas serão divulgados até o dia 23/09 no Mural de Recados, na Área do Usuário, no site da ABAG/RP. Os finalistas também serão contatados via e-mail. Podem ser classificados mais de um Plano de Aula por professor, que também poderá fazer jus a mais de um prêmio.

                            3.1.4.3. Da apresentação oral para a Comissão Julgadora - as apresentações para a Comissão Julgadora poderão ser presencial (preferencialmente), ou virtual. Cada professor terá até 10 (dez) minutos para apresentar o seu Plano de Aula.

                                           3.1.4.3.1. Audiovisual - o professor será responsável pela apresentação de todo o conteúdo. São permitidas exibições de vídeo(s), desde que não exceda(m) a três minutos, e que sejam complementares às exposições orais. As apresentações feitas integralmente em vídeos pré-gravados serão desconsideradas.

                            3.1.4.3. Da Comissão Julgadora - os pontos atribuídos ao material escrito serão zerados. Os membros da Comissão avaliarão exclusivamente a apresentação oral. A nota máxima para cada Plano de Aula apresentado será de 100 (cem) pontos. A Comissão Julgadora seguirá os seguintes critérios:

a) Desenvolvimento e domínio do tema (até 40 pontos);

b) Relação entre o tema escolhido e o agro (até 10 pontos);

c) Criatividade (até 35 pontos);

d) Coerência e Coesão (até 15 pontos).

Atenção! O professor que, em sua apresentação oral, exceder os 10 (dez) minutos será penalizado em 20 (vinte) pontos.

                 3.1.5. Prêmio Professor - reconhecimento pela participação e performance dos professores nas atividades do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” - Etapa Digital 2022.

         3.2. Para alunos

                 3.2.1. 20° Concurso de Redação - produção de textos inéditos sobre o agronegócio presente nas cidades de origem dos participantes. Se detectadas cópias parciais ou integrais, ou elevada similaridade entre os textos enviados, os trabalhos serão desconsiderados. Cada aluno poderá inscrever, individualmente, mais de um trabalho.

                            3.2.1.1. Dos envios das redações - caberá às escolas e/ou ao professor encaminhar os originais das redações dos alunos. O envio deverá ser feito para o endereço apresentado no Quadro 02, impreterivelmente, até o dia 29/08, via correio ou similar (será considerada a data da postagem).

                 3.2.2. 19° Concurso de Desenho - produção de desenhos inéditos sobre o agronegócio presente nas cidades de origem dos participantes. Se detectadas cópias parciais ou integrais, ou elevada similaridade entre os desenhos enviados, os trabalhos serão desconsiderados. Cada aluno poderá inscrever, individualmente, mais de um trabalho.

                            3.2.2.1. Dos envios dos desenhos - caberá às escolas e/ou ao professor encaminhar os originais dos desenhos dos alunos. O envio deverá ser feito para o endereço apresentado no Quadro 02, impreterivelmente, até o dia 29/08, via correio ou similar (será considerada a data da postagem).

                 3.2.3. #Desafio - trabalho individual, de estilo livre, podendo ser: textos, cartazes, maquetes, vídeos etc. Serão premiados os trabalhos que melhor atenderem, de forma criativa e inovadora, aos dois desafios propostos. Para comprovação e avaliação será necessário o registro da atividade com, no mínimo, duas fotos, nas quais em uma o aluno apareça confeccionando, e na outra portando o trabalho finalizado; ou com um vídeo no qual apareça confeccionando e apresentando o seu trabalho.

                            3.2.3.1. Do envio e formato dos #Desafios - caberá ao professor encaminhar os arquivos dos trabalhos (fotos e/ou vídeos) de seus alunos diretamente na Área do Usuário, no site da ABAG/RP. O aluno pode inscrever mais de um trabalho. O trabalho deve ser individual. Os prazos de envio e as datas de premiações estão dispostos no Quadro 01. São aceitos: a) fotos - arquivos nos formatos: PDF, JPEG, PNG, DOC, DOCX, POWERPOINT que, somados, não excedam 10 MB (megabytes), por trabalho; b) vídeos - o professor deve hospedar os vídeos no YouTube e enviar o respectivo link de acesso no ato do preenchimento do formulário de inscrição, na Área do Usuário, no site da ABAG/RP. Erros que impeçam a visualização do vídeo acarretarão na desclassificação do trabalho.

Atenção! A ABAG/RP poderá requisitar os vídeos e fotos dos trabalhos premiados em alta resolução, para fins de divulgação e arquivo, após o Evento de Premiação.

                            3.2.3.2. Para a validação e classificação são avaliados os seguintes critérios:

a) abordagem e desenvolvimento do tema, conforme proposto;

b) criatividade na execução;

c) qualidade das fotos e vídeos, que deverão estar com resolução que permita a adequada compreensão, avaliação e identificação do autor do trabalho;

d) originalidade e ineditismo dos trabalhos.

         3.3. Para escolas

                 3.3.1. Prêmio Escola - reconhecimento de até 03 (três) Unidades Escolares que obtiverem as maiores pontuações decorrentes das participações e desempenhos dos seus alunos e professores nas atividades do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” - Etapa Digital 2022.

     4. Pontuações e Certificados

         4.1. Pontuações - a participação e desempenho de professores e alunos somam pontos para os Prêmios Professor e Escola, conforme o Quadro 03.

         4.2. Certificados - as atividades oferecidas pela ABAG/RP valerão horas certificadas para os professores, conforme o Quadro 04.

                 4.2.1. Do envio - será emitido um único certificado com a descrição de todas as atividades desenvolvidas pelo professor. Os certificados serão disponibilizados no dia 31/10, na Área do Usuário do site da ABAG/RP.

     5. Prêmios

a) Serão realizadas premiações ao longo de 2022, sendo duas virtuais e, havendo possibilidade, uma presencial. As virtuais acontecerão nos dias 13/06 - Super Quiz Escolas; 26/08 - #Desafio 01, 02 e Super Quiz Professores. A última, independente de ser virtual ou presencial, acontecerá no Evento de Encerramento, vide Quadro 01.

b)Evento de Encerramento: será realizado no dia 14/10, preferencialmente em formato PRESENCIAL* na cidade de Ribeirão Preto, SP, ocasião em que acontecerão as apresentações dos Planos de Aula finalistas e as premiações para os alunos vencedores dos Concursos de Redação e Desenho; e dos educadores vencedores do Concurso Plano de Aula e do Prêmio Professor. Também serão anunciadas as 03 (três) escolas vencedoras do Prêmio Escola.

*A ABAG/RP não fornecerá transporte, hospedagem ou alimentação para o Evento de Encerramento.

c) Para transparência e lisura de todos os processos de premiações, os professores vencedores e responsáveis pelos alunos vencedores dos #Desafios e Concursos de Redação e Desenho se comprometem a enviar, em até 03 (três) dias após o recebimento do prêmio, uma fotografia em boa resolução na qual o vencedor apareça portando seu respectivo prêmio, para divulgação. O envio das fotos deve ser feito para o e-mail abagrp2@abagrp.org.br.

         5.1. Premiação Alunos

Os alunos vencedores poderão escolher seus prêmios, conforme disposto no Quadro 05. Fica sob a responsabilidade do professor representante encaminhar, para a ABAG/RP, o Anexo 02 preenchido com os dados do aluno e a escolha de premiação, em até 07 (sete) dias após o anúncio do vencedor. O envio do Anexo 02 deverá ser feito para o e-mail abagrp2@abagrp.org.br

                 5.1.1. #Desafios 01 e 02 - poderão ser premiados até 03 (três) trabalhos por #Desafio.

                 5.1.2. Concurso de Redação - poderão ser premiados até 03 (três) trabalhos por concurso.

                 5.1.3. Concurso de Desenho - poderão ser premiados até 03 (três) trabalhos por concurso.

         5.2. Premiação Professores

                 5.2.1. Super Quiz - serão premiados até 03 (três) professores. Ao final do Super Quiz serão divulgados os nomes dos três professores mais bem pontuados. O professor classificado em 1º lugar terá prioridade na escolha do prêmio, seguido do 2º e do 3º classificados. O prêmio já escolhido ficará indisponível para as escolhas posteriores. As opções de prêmios estão dispostas no Quadro 06.

Os vencedores deverão encaminhar até o dia 02/09, para o e-mail da ABAG/RP (abagrp@abagrp.org.br), o Anexo 03 preenchido.

                 5.2.2. Plano de Aula “Agronegócio na Escola” - ao final das apresentações para a Comissão Julgadora os vencedores serão anunciados e escolherão seus prêmios, dispostos no Quadro 06, por ordem de classificação, do 1° ao 3° colocado. O prêmio já escolhido ficará indisponível para as escolhas subsequentes.

Os vencedores deverão encaminhar até o dia 21/10, para o e-mail da ABAG/RP (abagrp@abagrp.org.br), o Anexo 03 preenchido.

                 5.2.3. Prêmio Professor - a divulgação dos 03 (três) vencedores será feita no Evento de Encerramento, dia 14/10, ocasião em que poderão escolher os seus prêmios entre as opções do Quadro 06.

Os vencedores deverão encaminhar até o dia 21/10, para o e-mail da ABAG/RP (abagrp@abagrp.org.br), o Anexo 03 preenchido.

         5.3. Premiação Escolas

                 5.3.1. Super Quiz Escolas - nesta competição será premiada uma escola, que receberá como prêmio 01 (uma) impressora ecotank.

                 5.3.2. Prêmio Escola - a divulgação das escolas e dos prêmios será feita no Evento de Encerramento, no dia 14/10.

     6. Disposições Gerais

         6.1. o ato da inscrição significará a aceitação plena das normas contidas neste Regulamento.

         6.2. o não cumprimento de qualquer norma contida neste Regulamento acarretará na desclassificação do trabalho ou do participante.

         6.3. os trabalhos enviados deverão ser originais. Não serão aceitas cópias parciais ou integrais de trabalhos de outros autores. Quando detectadas fraudes os trabalhos serão desclassificados.

         6.4. os equipamentos e materiais necessários, bem como a conexão à Internet são de responsabilidade de cada participante.

         6.5. os participantes e/ou vencedores autorizam a ABAG/RP a usar suas imagens, voz, bem como cópias (integral ou parcial) de suas criações, para o fim específico de divulgação, em qualquer mídia, de forma gratuita e sem quaisquer ônus para seus dirigentes ou associados.

         6.6. as decisões da Comissão Julgadora são soberanas e não cabem questionamentos.

         6.7. alterações no cronograma são passíveis de ocorrer em caso de emergências sanitárias ou outros de força maior.

         6.8. casos omissos serão solucionados pelo Conselho Diretor da ABAG/RP.

Ao participar do Programa Educacional "Agronegócio na Escola", e concordar com este regulamento, o professor está ciente de que a ABAG/RP poderá usar os dados fornecidos para identificação do usuário, permitir acesso aos eventos online e conteúdos, permitir o envio de trabalhos, o recebimento de prêmios e a divulgação dos vencedores.

 

Ribeirão Preto, 12 de maio de 2022.

 

Mônika Bergamaschi

Presidente do Conselho Diretor

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