Entrar

Programa Educacional “Agronegócio na Escola” - 20 anos

Compartilhe
A tradicional palestra, que marca a abertura das atividades do Programa no ano letivo, acontecerá no dia 23 de março, no Teatro do Campus da USP, em Ribeirão Preto. Além de temas relacionados ao agronegócio serão abordados aspectos de educação midiática.

Desde o Piloto do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, realizado no ano de 2001, a ABAG/RP tem convidado especialistas para conversar com os professores da rede pública da região de Ribeirão Preto. Esse evento é crucial para a capacitação dos educadores, pois precede a série de visitas monitoradas que serão realizadas em agroindústrias, cooperativas, associações, fazendas e intuições de ensino, pesquisa e inovação. Na sequência os temas serão levados para as salas de aula, de modo interdisciplinar, nas diversas áreas do conhecimento.

Roberto Rodrigues, um dos mais respeitados líderes mundiais do agronegócio, foi o convidado para a Palestra de Capacitação do Projeto Piloto. A identificação com a ideia de inserir conceitos do setor na educação formal foi tamanha, que tornou- se um grande incentivador e colaborador do Programa, desde então. Mesmo enquanto Ministro da Agricultura reservava sua agenda para estar em Ribeirão Preto. Ano a ano Rodrigues traça um panorama do agro mundial, e aborda questões relacionadas à geopolítica, economia, meio ambiente, energia, saúde, entre tantos assuntos. Uma verdadeira aula ministrada de professor para professores.

Neste ano, além dele, outros grandes especialistas estarão presentes. O engenheiro agrônomo Roberto Araújo e a bióloga Adriana Brondani falarão sobre “A evolução da produção de alimentos”, e a importância da designação de 2020 como o Ano Internacional da Saúde das Plantas, pela ONU. O assunto já está sendo trabalhado em 130 países, no Programa de Escolas Associadas PEA-UNESCO.

A Presidente Executiva do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco, apresentará a palestra “Muito além das fakenews”. O trabalho do Instituto é defender a plena liberdade de ideias, pensamentos e opiniões. Com o programa de educação midiática, EducaMídia, são fornecidas ferramentas para que crianças e jovens desenvolvam as habilidades necessárias para consumir informação de forma segura e responsável. O objetivo é alertar sobre as fakenews, e está alinhado às competências previstas na Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

 

Inscrições em: www.abagrp.org.br/evento/palestra-2020 

 

Sobre o Programa Educacional “Agronegócio na Escola”

O Programa Educacional “Agronegócio na Escola” chega à 20ª edição neste ano. Nas 19 anteriores participaram mais de 256 mil alunos, e foram capacitados mais de 3.300 professores, de 592 escolas públicas, de 106 cidades da região de Ribeirão Preto.

A ABAG/RP desenvolveu uma metodologia baseada na capacitação de professores, para os quais são oferecidas palestras e visitas. A ideia é aproximar a realidade do campo com as diferentes áreas do conhecimento. Dessa forma, professores se familiarizam com o assunto, e fazem a conexão entre a teoria ensinada na sala de aula, e a realidade, percebida na prática. O agendamento de visitas de alunos fica a critério das escolas e municípios, assim como o uso dos materiais didáticos que são distribuídos.

Para estimular alunos e professores, ao longo do ano, também são realizados concursos: Redação, Frase, Desenho, Feira do Conhecimento e Prêmio Professor. A escola que somar o maior número de pontos também é reconhecida com o Prêmio Escola. Em 2019 os alunos inscreveram 19.394 trabalhos.

 

Saiba mais em: www.abagrp.org.br/2019 

 

Sobre os palestrantes

 

Rodrigues Rodrigues

Coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas, exerceu o cargo de Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Presidente da Associação Brasileira do Agronegócio – ABAG, da Sociedade Rural Brasileira - SRB e do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP - COSAG. Foi presidente da OCB, Organização das Cooperativas do Brasil e ACI, Aliança Cooperativa Internacional, professor do Departamento de Economia Rural da UNESP – Jaboticabal, e membro de diversos conselhos ligados à Academia.

 

Roberto Araújo

Engenheiro agrônomo formado na Universidade de Brasília, com MBA em Gestão (FGV-Rio), MBA em Marketing (PUC-Rio) e pós-graduado em Engenharia de Irrigação e Proteção de Plantas (UFV). Trabalhou por 29 anos na BASF, onde atuou nas áreas de comunicação, sustentabilidade, product stewardship e na área regulatória. Foi diretor presidente da Fundação Espaço ECO, organização sem fins lucrativos instituída pela BASF para promover a sustentabilidade no ambiente empresarial e na sociedade (2012 a 2016). Atualmente é líder da área de Educação e Boas Práticas Agrícolas na CropLife Brasil.

 

Adriana Brondani

Bióloga, graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também fez mestrado e doutorado na área de Bioquímica e Biologia Molecular. Atuou como professora de graduação e pós-graduação nas universidades UFRGS, PUCRS e ULBRA. Foi diretora do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) por 8 anos. Em 2017 fundou a Biofocus-Hub, onde vem conduzindo projetos de comunicação em ciência. É professora do MBA em Agronegócio da USP e de pós-graduação da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). 

 

Patrícia Blanco

Formada em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, com Pós-graduação em Marketing pela ESPM, foi durante três anos Diretora Executiva do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO. É atualmente Presidente Executiva e do Conselho Diretor do Instituto Palavra Aberta. É membro do Conselho de Ética do Conselho Nacional de Autorregulação Publicitária – CONAR; membro da Comissão Permanente de Comunicação e Liberdade de Expressão do Conselho Nacional de Direitos Humanos.

 

Serviço:

Evento: Programa Educacional “Agronegócio na Escola” - Palestra de Capacitação

Local: Teatro USP, Ribeirão Preto

Dia e horário: 23 de março de 2020, a partir das 13h30

Mais informações para a imprensa:

Valéria Ribeiro

(16) 3623-2326 abagrp3@abagrp.org.br

ABAG/RP