Entrar

Anunciados os vencedores do VI Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro

Compartilhe

 

 

O Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro realizou nesta quarta-feira, dia 27 de novembro, a cerimônia de encerramento das atividades de 2013 com a entrega dos prêmios aos vencedores nas duas categorias: Profissional e Jovem Talento.

Na categoria Jovem Talento, as duas modalidades, Vídeo e Mídia escrita, apresentaram matérias de muita qualidade técnica e informativa; e, por isso, a ABAG/RP resolveu premiar, além do 1º lugar com um iPad, mais dois alunos por modalidade, que receberam uma câmera fotográfica digital.

Na modalidade Mídia escrita, o estudante do segundo ano de jornalismo, Paulo Eduardo Palma Beraldo, da FAAC Unesp, de Bauru, foi o vencedor com a matéria: “Logística: a pedra no caminho”.

Foram premiados também Jéssica Lima Silva, do SebCoc, de Ribeirão Preto, com a matéria: “Desperdício diário de alimentos no Brasil alimentaria 19 milhões de pessoas”; e Abner Amiel Carmo Dosa Santos, da Uniara, de Araraquara, com a matéria: “Agronegócio - nosso pão de cada dia”.

Na modalidade Vídeo, o aluno Thiago Pássaro, da Universidade Metodista, de São Bernardo do Campo, foi o vencedor com uma reportagem especial sobre café: “Café Brasileiro se moderniza, melhora qualidade e ganha novos tipos”.

Também foram premiados Flávio Alves Coelho, da Unaerp, com a matéria: “Reciclagem de embalagem de defensivos agrícolas”; e Sônia Maria Reis de Souza, da Unifran, de Franca, com a reportagem: “ A importância econômica do agronegócio para o Brasil”.

Para a categoria Profissional, o prêmio foi de R$ 5.000,00 livres de impostos. Os jornalistas concorreram em três modalidades - Plataforma escrita diária: jornal e internet, Plataforma escrita especial: revista e cadernos especiais de jornais e Plataforma eletrônica: TV.

A novidade deste ano foi a possibilidade de inscrição de jornalistas que atuam fora da região de Ribeirão Preto, com a ressalva de a matéria, obrigatoriamente, abordar assuntos do agronegócio da área de atuação da ABAG/RP – o nordeste do estado de São Paulo.

A vencedora da modalidade Plataforma escrita diária foi a jornalista Fabiana de Souza Batista, do jornal Valor Econômico, com a matéria: “Cortador de cana sobrevive à mecanização”.

A modalidade Plataforma escrita especial: revista e cadernos especiais de jornais, foi vencida por Diana Nascimento da IDEA News, que escreveu: “A Legislação trabalhista no corte da cana na mira da justiça”.

E a modalidade TV teve como vencedora a jornalista Patrícia Mendonça, com a série da TV Udop, “Bioenergia Raio X da crise”.

ABAG/RP