Entrar

Aquífero Guarani

Compartilhe

O Aquífero Guarani é um dos principais mananciais de água doce do mundo.
É um reservatório de águas subterrâneas com 1 milhão e 200 mil quilômetros quadrados, que se estende entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A área é equivalente à soma dos territórios da Inglaterra, França e Espanha.

O volume aproveitável de água é da ordem de 40 km³/ano, trinta vezes superior à demanda por água de toda a população  residente sobre sua área de abrangência, cerca de 15 milhões de pessoas.
Suas águas são predominantemente destinadas ao abastecimento urbano, especialmente nas proximidades das zonas de recarga. Nas zonas confinadas profundas ele apresenta águas quentes, utilizadas prioritariamente para recreação.

Entre maio de 2003 e janeiro de 2009, os quatro países da área de abrangência do Aquífero executaram o Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Sistema Aquífero Guarani.
A iniciativa foi implementada com recursos doados pelo Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF) e contrapartidas dos países, com o apoio do Banco Mundial e da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Projeto

O Projeto foi subdividido, sendo três transfronteiriços e um na Região de Ribeirão Preto, área de recarga do Aquífero. A ABAG/RP participou do grupo coordenador dos trabalhos na região de Ribeirão Preto. Além do aprofundamento do conhecimento técnico, os estudos permitiram o desenvolvimento de instrumentos de gestão específicos, e a elaboração de um Programa Estratégico de Ação.

No final de 2008 foi realizado, na cidade de Ribeirão Preto, o II Congresso Aquífero Guarani, finalizando a etapa de estudos e dando início às gestões regionais. O Comitê da Bacia Hidrográfica do Pardo foi designado como catalisador das informações e disseminador das ações na região de Ribeirão Preto. O trabalho continua, não apenas pela extensão e capacidade de armazenamento de água do Aquífero, como também pela elevada demanda por água na Bacia do Pardo, região de afloramento e recarga do Guarani.

Mais informações sobre o Projeto Sistema Aquífero Guarani estão disponíveis em documentos técnicos, mapas e instrumentos didáticos, no site: www.sg-guarani.org

ABAG/RP