Entrar

Copercana certificada com primeiro Selo Energia Verde de 2018

Compartilhe

A Cooperativa dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Copercana) obteve o primeiro Selo Energia Verde de 2018 entregue a um consumidor do mercado livre de energia elétrica. A iniciativa faz parte do Programa de Certificação da Bioeletricidade criado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e apoio da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

Desde 2015, o Programa vem certificando diversas empresas produtoras e consumidoras de energia limpa e renovável advinda da bioeletricidade produzida a partir da palha e do bagaço de cana. Neste caso específico, a Copercana adquire energia da fonte de biomassa de usina associada à UNICA, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Programa e contrato registrado CCEE. Atualmente, 67 unidades sucroenergéticas detêm o Certificado Energia Verde. Isso permite que os consumidores do mercado livre que adquirirem bioeletricidade destas empresas possam receber o Selo Energia Verde da Unica.

A Copercana foi fundada em 1963 a partir da necessidade de unir os agricultores da região de Sertãozinho (SP), onde, atualmente, a entidade tem um quadro de aproximadamente seis mil cooperados e mais de mil e duzentos funcionários, além de disponibilizar diversos produtos e serviços em postos de combustíveis, supermercados, auto center, loja de ferragem e magazine a seus cooperados.

Para Zilmar Souza, gerente em Bioeletricidade da Unica, a certificação Energia Verde é muito importante, pois contribui para a indústria de cana-de-açúcar reforçar junto à sociedade a sua imagem de sustentabilidade nos negócios, principalmente no quesito ambiental e de eficiência energética. “Também representa uma oportunidade para o consumidor no mercado livre de energia mostrar sua preocupação com o consumo responsável, ao mesmo tempo em que contribui para manter a matriz energética mais limpa e renovável”, ressalta o executivo.

Selo Energia Verde na Fenasucro & Agrocana 2018

A Copercana receberá fisicamente o Selo Energia Verde durante cerimônia na Fenasucro & Agrocana 2018, considerado um dos maiores eventos da cadeia de produção do setor sucroenergético, contemplando desde o preparo do solo até a industrialização dos produtos finais do setor e sua distribuição.

A entrega acontecerá no próximo dia 22 de agosto, durante o 8º Seminário de Bioeletricidade. O evento, organizado pela Unica em parceria com o Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis (Ceise Br), será realizado no Auditório I, dentro do recinto onde acontecerá a Fenasucro & Agrocana 2018, em Sertãozinho (SP).



Fonte: UNICA

ABAG/RP