Entrar

Coronavírus: Embrapa, Ceplac e Defesa Agropecuária poderão realizar mais de 70 mil testes por dia

Compartilhe
Ministérios da Agricultura e da Saúde farão trabalho de cooperação

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) confirmou nesta terça-feira (24/3) que irá colocar pelo menos 84 laboratórios, infraestrutura e equipes técnicas para ajudar na realização e análise de testes do novo coronavírus. As unidades laboratoriais da Embrapa, Ceplac (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira) e da Secretaria de Defesa Agropecuária (LFDA) terão capacidade de realizar mais de 76 mil testes por dia.

As unidades disponibilização 89 equipamentos do tipo RT-PCR em operação e capacidade de análise dos testes. Os laboratórios estão localizados em 42 instalações, em 19 Estados e 27 cidades. Os equipamentos deverão ser realocados com base na demanda estratégica do Ministério da Saúde. Segundo o Ministério cerca de 108 profissionais irão trabalhar na ação, feira em parceria com o Ministério da Saúde.

“Essa estratégia propõe uma aliança do agronegócio contra o Covid-19 sob a curadoria do Mapa, em parceria com o Ministério da Saúde, que disponibiliza de forma rápida e ordenada alta quantidade e qualidade de recursos materiais, humanos e estruturais para reduzir a evolução da prevalência do Coronavírus no Brasil”, explica a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, de acordo com o comunicado divulgado pela pasta.

Segurança

Segundo o Ministério da Agricultura, 62 laboratórios têm nível de biossegurança NB1, onde não pode ser feita a manipulação de material biológico. Desta forma, ou eles emprestam os equipamentos para outros laboratórios ou recebem as amostras prontas para análise. Outros 18 têm nível NB2: podem ser cedidos para a rede de saúde para operar os ensaios.

Quatro laboratórios têm nível máximo de biossegurança NB3, sendo três com condições de operar em nível 4 de segurança biológica (dois com estrutura robotizada para preparo de amostras e a realização dos ensaios). Eles podem ser disponibilizados para apoiar a rede de saúde a manusear o vírus ou para atividades que requerem a máxima proteção do operador, e para criação de centrais de preparo de amostras em grade escala.

Por VIVIANE TAGUCHI

Fonte: Revista Globo Rural

https://revistagloborural.globo.com/Noticias/noticia/2020/03/coronavirus-embrapa-ceplac-e-defesa-agropecuaria-poderao-realizar-mais-de-70-mil-testes-por-dia.html

ABAG/RP