Entrar
capac capac
Palestra de Capacitação:

Desde 2001, a Palestra de Capacitação marca o início das atividades do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”. O Ministro Roberto Rodrigues, um dos mais respeitados líderes do agronegócio brasileiro e mundial, tem proferido a palestra desde o projeto piloto, em Jaboticabal. Todos os anos são discutidos os principais desafios e avanços do agronegócio em diferentes aspectos.

Com temas relacionados à geopolítica, ao meio ambiente, à economia e à sociedade, Rodrigues demonstra a real dimensão e relevância do setor para o Brasil e o mundo.   

Diversos outros convidados ministraram palestras, entre eles: educadores, jornalistas, médicos, pesquisadores, ambientalistas e presidentes de entidades associativas e cooperativas. Alguns são escolhidos com o objetivo de esclarecer assuntos de ampla repercussão, por vezes tratados de maneira ideológica.  

Visitas de professores às empresas do agronegócio:

A etapa de capacitação de professores continua com visitas monitoradas às associadas da ABAG/RP. Elas acontecem em fazendas, indústrias, agroindústrias, associações, cooperativas, instituições de ensino e pesquisa, públicas e privadas.

Os docentes vivenciam a aplicação do que ensinam em sala de aula, e fazem  conexões entre teoria e prática. Nas visitas, além do cotidiano dos processos produtivos e dos trabalhos de pesquisa, são percebidas as ações socioeducativas, voltadas para os funcionários e para a comunidade, e as ações ambientais implantadas.

Leia mais

material material

A ABAG/RP distribui, anualmente, cartilhas para todos os alunos. Às escolas são enviados vídeos, livros e textos.

Para alunos de 4º, 5º, 6º e 7º anos, os conceitos do agro são abordados em formato de quadrinhos, na Cartilha “Agronegócio: sua vida depende dele”. Acima do 8º ano, a Cartilha: “Programa Educacional Agronegócio na Escola” é mais abrangente, com aspectos históricos, dados atualizados e conceitos mais aprofundados.

CARTILHA “PROGRAMA EDUCACIONAL “AGRONEGÓCIO NA ESCOLA” 6ª EDIÇÃO

Cartilha “Agronegócio: Sua Vida Depende Dele”

alunos alunos

Capacitados, os professores podem enriquecer suas aulas levando os alunos em visitas monitoradas, para que percebam que o conteúdo estudado tem uso prático no dia a dia das empresas. 

Com as visitas, os jovens compreendem não só o conceito de cadeias produtivas, como também o potencial de geração de empregos e oportunidades profissionais na região.

As empresas associadas à ABAG/RP disponibilizam roteiros desenhados exclusivamente para receber os alunos do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”, no ambiente real de produção. As visitas acontecem durante o ano todo. 

Providências para o deslocamento de alunos e professores são de responsabilidade das próprias escolas.

  • Concurso de Redação

    Concurso de Redação

  • Concurso de Frase

    Concurso de Frase

  • Concurso de Desenho

    Concurso de Desenho

  • Feira do Conhecimento

    Feira do Conhecimento

  • Prêmio Professor

    Prêmio Professor

  • Prêmio Escola

    Prêmio Escola

Os concursos são promovidos com o objetivo de estimular a criatividade e reconhecer o esforço de alunos, professores e escolas no desenvolvimento do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”. Cada concurso tem regulamento próprio. 

Em vista do grande número de inscritos, a equipe executiva faz uma triagem para validar os trabalhos de cada um dos concursos. A Comissão Julgadora antecipadamente seleciona, dentre os validados, os vencedores dos Concursos de Redação, Desenho e Frase, e os finalistas da Feira do Conhecimento e Prêmio Professor. Estes últimos são divulgados e convidados para apresentação durante o Evento de Encerramento, conforme o regulamento.

Para celebrar e premiar os alunos e professores que mais se destacaram no ano, a ABAG/RP realiza o Evento de Encerramento, um dos momentos mais esperados por todos. 

Para este evento, são convidados todos os professores e é uma excelente oportunidade para que troquem experiências, se inspirem nos trabalhos realizados por outras escolas e tenham motivação para dar continuidade ao Programa. 

Na presença de uma grande plateia e da comissão julgadora, formada por educadores e especialistas em agronegócio, os projetos das 10 equipes de alunos finalistas da Feira do Conhecimento e os seis do Prêmio Professor são apresentados.

Ao final, são divulgados e premiados os vencedores de todos os concursos, inclusive do Prêmio Escola, atribuído em reconhecimento à unidade com maior participação e melhor desempenho de seus professores e alunos.

Leia mais

ABAG/RP