Entrar

Conhecidos os vencedores de 2014 do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro

Compartilhe

O anúncio dos vencedores da 7ª edição do Prêmio ABAG/RP de Jornalismo José Hamilton Ribeiro aconteceu na sexta-feira, dia 28 de novembro, em Ribeirão Preto. Foi uma festa concorrida e animada.

O prêmio de jornalismo da ABAG/RP está entre os mais importantes do país, sua categoria profissional entrou, em 2013, para a lista dos 116 prêmios que integram a pesquisa que a cada ano ajuda a formar o ranking dos maiores vencedores de prêmios de jornalismo no Brasil.

O Ranking dos “Mais Premiados Jornalistas Brasileiros” é feito pela Jornalistas & Cia, que é a newsletter do Portal dos Jornalistas.

A escolha

Os pré-requisitos para a escolha das melhores reportagens em cada categoria e modalidade foram: a contribuição das matérias para o melhor entendimento do tema agronegócio, pela capacidade de tradução dos fatos para o leitor (expectador) e por contribuir para o desenvolvimento da região e do país.

A comissão julgadora foi formada por dois jornalistas e três especialistas em agronegócio.

Os vencedores

Na categoria Jovem Talento as duas modalidades, Vídeo e Mídia escrita, concorreram matérias bem elaboradas mostrando que o diferencial do Prêmio, exigir dos futuros jornalistas a participação nos seus Ciclos de Palestras e Visitas para validar a inscrição de matérias, deu resultado.

Cerca de 150 estudantes de jornalismo participaram das cinco atividades práticas oferecidas pela ABAG/RP em 2014.

Os alunos concorreram, em cada modalidade, a um prêmio de R$ 2.500,00, em vale da Fnac, para o primeiro colocado e a máquinas fotográficas para os segundos e terceiros colocados.

Os dois vencedores disputaram entre si um MBA em agronegócio oferecido PECEGE da ESALQ USP.

Modalidade Vídeo

Vencedor: Guilherme Félix Motta, da PUC Campinas com a matéria: IAC e o Agronegócio.

2º Lugar: Marcelo Mendes de Souza da UNAERP Ribeirão Preto com a matéria: Inspiração de João Tapetti, no século XIX na Mogiana.

Modalidade escrita

Vencedor: Thais Freitas do Vale da ECA USP São Paulo com a matéria: O Verdadeiro Agronegócio Brasileiro.

2º Lugar: Juliana Delgado Queissada e Karolina de Souza Bergamo Almeida da Faculdade Cásper Líbero São Paulo com a matéria: O agronegócio e os jovens estudantes: uma relação benéfica para o Brasil.

3º Lugar: Lucas Jacinto da UNIMEP Piracicaba com a matéria: Academia e agronegócio apresentam soluções para a crise hídrica.

O aluno Guilherme Félix Mota foi o escolhido para receber a premiação especial em 2014: um MBA em Agronegócio oferecido pelo PECEGE Esalq USP.

Na categoria Profissional os jornalistas concorrem em três modalidades - Plataforma escrita diária: Jornal e internet, Plataforma escrita especial: Revista e cadernos especiais de jornais e Plataforma eletrônica: TV.

O prêmio para cada modalidade foi de R$ 10.000,00. Os vencedores foram:

Plataforma TV: João Carlos Borda e equipe da EPTV Ribeirão Preto com a matéria: Abelhas.

Plataforma escrita especial: revista e cadernos especiais de jornais: Roseli Aparecida Rubini da da Revista Revide com a matéria: Crise sem precedente.

Plataforma escrita diária: jornal e internet: Luciana Rodrigues Paiva da Canaonline Revista Digital com a matéria: Mudou para melhor.

ABAG/RP