Entrar

Programa Educacional “Agronegócio na Escola” reúne gestores da educação de 120 cidades do interior de São Paulo

Compartilhe

A ABAG/RP realizou, no dia 17 de abril, o evento “Agronegócio na Escola” - Viva essa experiência!'. Foram convidados gestores da educação municipal e estadual paulista para conhecerem a metodologia do Programa.

O mote do evento foi: “Já pensou como a ciência e a inovação podem deixar sua aula ainda mais interessante?” Compareceram representantes de 26 Secretarias Municiais de Educação e de 8 Diretorias Estaduais de Ensino, totalizando 120 cidades representadas.

O objetivo do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” é oferecer aos professores e alunos a experiência de conhecer a realidade do agro, e assim aproximar campo e cidade. Em formato híbrido, o Programa oferece palestras, presenciais e online, visitas monitoradas em fazendas, instituições de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, cooperativas, indústrias e agroindústrias; além de material de apoio (digital) para os professores usarem livremente em sala de aula.  São realizados ainda concursos para professores, alunos e escolas, que deixam o aprendizado mais atraente e divertido.

Os gestores puderam experimentar a metodologia. O local escolhido foi o Centro de Cana do IAC, um dos Institutos de Pesquisa que anualmente abre suas portas para aproximar a ciência da educação.

Um dos maiores especialistas do agro brasileiro, o ministro Roberto Rodrigues, parceiro e palestrante do Programa, falou com os gestores sobre a importância social, econômica e ambiental desse setor. Lembrou também de como as informações sobre o agro estão defasadas nos livros didáticos, por não terem acompanhado a evolução, e por isso a relevância do “Agronegócio na Escola”.

A ABAG/RP oferece 17 roteiros de visitas em empresas associadas e parceiras. No evento, oito mostraram um pouco do que acontece dentro das empresas ou instituições.

A Embrapa Instrumentação e a Embrapa Pecuária Sudeste participaram por via remota, e falaram das pesquisas que são apresentadas para professores e alunos. Entre elas, a de nanotecnologia e de Integração Lavoura Pecuária Floresta. Novas tecnologias que têm mudado a vida no campo e na cidade.

A Netafim, empresa israelense que tem sede em Ribeirão Preto, mostrou como com a irrigação por gotejamento é um diferencial para o meio ambiente e para a produção.  É o uso adequado da água para cada demanda, sempre em busca da produção cada vez mais sustentável.

A Tracan, concessionária de máquinas, apresentou o sistema de agricultura de precisão. Esta tecnologia possibilita o gerenciamento de informações de dados do campo, de máquinas e de frota, para apoiar as decisões dos produtores.

A Ourofino Saúde Animal, assim como a Tracan, é uma empresa urbana a serviço da agropecuária. A empresa, que gera soluções inovadoras para a cadeia produtiva da proteína animal e para o bem-estar dos animais de companhia. Saúde animal também é agro! A mostrou no evento um pouco do que que professores e alunos também descobrem na visita.

Duas usinas estiveram presentes. A Usina São Francisco falou sobre o controle biológico na cultura da cana-de-açúcar, um assunto presente nas aulas de ciências e biologia. A Usina Santa Fé mostrou aos educadores ações de comprometimento da empresa com a sustentabilidade ambiental, social e a governança corporativa, o famoso indicativo ESG.

Duas cooperativas completaram as apresentações dos associados da ABAG/RP. A Cocapec, Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas, com sede em Franca, levou grãos, aromas, e café em pó para ilustrar um pouco da visita que começa nos cafezais e percorre todo o caminho de beneficiamento do grão na cooperativa. A chave de ouro, uma bela xicara de café quente e perfumado servido aos presentes. O presidente da Coplana, Cooperativa Agroindustrial, Bruno Rangel falou sobre o relevante trabalho realizado pelo SESCOOP e a importância do cooperativismo, um sistema econômico e social baseado na ajuda mútua entre as pessoas. Uma filosofia cujo objetivo não é o lucro, mas o bem-estar dos cooperados e da comunidade, um sistema fundamental para os pequenos, médios e grandes produtores.

Como é sabido que todos fazem parte do agro, a “Experiência” contou com a presença, pequenos produtores que expuseram seus produtos: legumes, frutas, verduras, compotas, queijos e cogumelos. Eles fazem parte de um trabalho de capacitação do Senar e do Sebrae de empreendedorismo e assistência técnica para melhorar a produção, gestão da atividade, e por consequência a renda.

 

 

Saiba mais

O Programa Educacional “Agronegócio na Escola” é desenvolvido pela ABAG/RP desde 2001. Nesses 22 anos já participaram mais de 4.500 professores de 21 estados, e 285.000 alunos.

 

 

 

A Palestra de Capacitação de professores ocorrerá no dia 26 de maio, com a tradicional palestra de capacitação. As visitas para professores acontecerão em junho, e para os alunos de agosto a novembro.

A participação é gratuita, e cada Escola tem a liberdade para escolher em quais atividades quer participar.

ABAG/RP