Entrar

Roberto Rodrigues e Içami Tiba abrem Programa Educacional

Compartilhe

Roberto Rodrigues, ex-ministro da agricultura, um dos maiores líderes do agronegócio brasileiro e mundial, agrônomo, agricultor e professor, tem uma vida inteira dedicada ao agronegócio e sua valorização. Nos últimos 12 anos foi o responsável por capacitar os professores do Programa Educacional da ABAG/RP apresentando os conceitos fundamentais do setor, a interação entre campo e cidade e como o agro está presente no dia a dia das pessoas, inclusive nas matérias da grade escolar.

Içami Tiba é referência na área educacional no país. Médico psiquiatra com mais de 30 livros escritos sobre educação, entre eles Quem ama, educa!, de 2007. O médico tem se dedicado a instigar educadores e pais sobre o verdadeiro sentido da educação e os novos caminhos a serem percorridos. Na última Jornada Pedagógica 2013 que discutiu os Novos paradigmas educacionais do século 21, defendeu sua tese de ensinar aprendendo e por isso foi convidado pela ABAG/RP para participar da capacitação do "Agronegócio na Escola". Na manhã da palestra ele vai acompanhar uma visita monitorada a uma usina de cana-de-açúcar, e uma cooperativa, exatamente como acontece com os professores durante o processo de capacitação, para entender como o Programa proporciona a contextualização do conhecimento sobre o agronegócio.

Durante o evento também serão distribuídos o material didático de apoio para as escolas (livros e vídeos) e anunciados os vencedores do Concurso de Redação, já realizado em sala de aula, que levará para a Agrishow um aluno de cada escola acompanhado de um professor.

O Programa

O Programa Educacional "Agronegócio na Escola" tem por objetivo valorizar o agronegócio, o maior setor da economia brasileira. Revelando a dimensão e a importância do setor para a economia, valorizando as atividades agroindustriais locais e, com isso a comunidade onde o aluno está inserido, resgatando assim, o orgulho de pertencer a esta região.

O Programa leva o conceito de agronegócio para ser amplamente discutido, esclarece a opinião pública e atua em prol da valorização do setor, que é o motor que impulsiona o desenvolvimento dos outros setores da economia. Um setor onde o conceito de sustentabilidade cabe em todos os seus aspectos, ao mesmo tempo em que é economicamente viável, é socialmente justo e ambientalmente correto.

Em sala de aula o trabalho com os alunos, todos do ensino fundamental (8º e 9º anos) com idade entre 12 e 14 anos, é feito exclusivamente pelos professores, que relacionam o conteúdo programático de suas disciplinas com exemplos vivenciados na prática, durante a palestra de capacitação, as visitas monitoradas em empresas do agronegócio, ou adquiridas em outras palestras e pesquisas.

O Programa, iniciado em 2001, já beneficiou cerca de 150 mil estudantes da região de Ribeirão Preto. Em 2013 serão mais 13 mil alunos.

Cidades de 2013

Altinópolis, Batatais, Bebedouro, Brodowski, Cândido Rodrigues, Cássia dos Coqueiros, Colina, Colômbia, Cristais Paulista, Descalvado, Dourado, Dumont, Guapiaçu, Guará, Guaraci, Guariba, Ipuã, Jaboticabal, Jardinópolis, Luiz Antônio, Miguelópolis, Monte Alto, Motuca, Pitangueiras, Pradópolis, Restinga, Ribeirão Corrente, Ribeirão Preto, Santa Cruz da Esperança, Sertãozinho, Severínia e Terra Roxa.

ABAG/RP