Entrar
8200

alunos

700

professores

167

visitas de alunos

8

visitas de professores

40

escolas

17

municípios

Capacitação
Palestra de Capacitação

Neste ano a Diretoria de Ensino de Franca se juntou às de Jaboticabal e Sertãozinho. O “Agronegócio na Escola” chegou a 17 cidades e 40 escolas. A primeira atividade do ano foi o Concurso de Redação, aberto a todos os alunos, 8.200 no total. O tema “Agricultura, Tecnologia e Meio Ambiente”  foi trabalhado sem a ajuda dos professores, para que as redações refletissem o que os alunos pensavam sobre o agronegócio.

O grupo de 120 alunos e professores uniformizados chamou atenção de quem estava visitando a 10ª Agrishow, em 2003.

Roberto Rodrigues, recém nomeado ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, fez questão de continuar como parceiro do Programa e proferiu a palestra de capacitação para 700 pessoas, sendo 400 professores e 300 convidados. Durante duas horas, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, o ministro fez um apanhado histórico e econômico do agronegócio, e ainda falou da imagem do setor, do conceito, da interação campo-cidade e das perspectivas para o agro brasileiro. 

“Como a educação é o instrumento que pode mudar o país, é o agronegócio o setor que renova a esperança de tempos mais promissores, com a geração de empregos e seu balanço comercial positivo. Uma equação que pode render bons frutos”, disse Rodrigues aos professores. 

Visita de Professores

A outra etapa de capacitação dos professores aconteceu na última semana de maio e na primeira de junho de 2003. Os professores visitaram empresas do agronegócio para conferir tudo o que ouviram na palestra de capacitação. A professora Ângela Maria Fonseca, da E.E. Benedito Ortiz, de Taiúva, lembrou que em sua escola estudavam muitos “meninos do sítio”, que se sentiam naturalmente desvalorizados em relação aos da “cidade”. Para ela, os conhecimentos que o professor adquiria e transmitia aos alunos fazia muita diferença, pois colocava o campo no mesmo patamar de importância da cidade. 

Visita de alunos:

Os alunos iniciavam as visitas monitoradas já preparados pelos professores. Em 2003, foram mais de 40 mil quilômetros rodados, em 167 visitas realizadas. Ao todo, 7.720 alunos, acompanhados de 320 professores, fizeram as visitas. Divididos em grupos de 45, foram recebidos pelas associadas: Canaoeste, Carol, Central Leite Nilza, Cia Açucareira Vale do Rosário, Cocapec, Coplana, Fazenda Santa Isabel, Rações Fri-Ribe, Tatu Marchesan, Açucareira Corona, Usina da Pedra, Usina Santo Antonio, Usina São Francisco e Usina São Martinho.

Evento de Encerramento:

O evento de encerramento aconteceu no dia 25 de novembro, no auditório da ACI/RP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto. Participaram 200 professores que, de forma dinâmica, falaram de seus trabalhos ligados ao Programa já pensando na participação em 2004. No evento, foram entregues os prêmios aos alunos vencedores dos Concursos de Frase e Desenho: bicicletas, máquinas fotográficas e relógios.

Redação

Concurso de Redação

80 alunos vencedores.

Redação
Desenho

Concurso de Desenho

1º lugar: Jeferson Iori, E.E. Orminda G. Cotrim, de Pitangueiras.
2º lugar: Jessé Soares de Almeida, E.E. Edith Silveira Dalmaso, de Sertãozinho.
3º lugar: Roberto Rodrigues da Silva, E.E. Isaias José Ferreira, de Cruz das Posses.

Desenho
Frase

Concurso de Frase

1º lugar: Niege de Freitas Granzoti, CEFAM Dr. Antonio B. Seixas, de Franca.
2º lugar: Naiana S. Reis, E.E. Dr. Washington Luis, de Batatais.
3º lugar: Douglas Vitor Godói de Souza, E.E. Joaquim Batista, de Jaboticabal.

Frase

Arquivos para download

2003.png Baixar agora
ABAG/RP