Entrar

2008: Mudanças na Secretaria Estadual da Educação

Compartilhe
4786

alunos

700

professores

86

visitas de alunos

29

escolas

23

municípios

Mudanças nas diretrizes de ensino na Rede Estadual de Educação do Estado de São Paulo, dificultaram as saídas de alunos e professores em horários de aula.  

Ao privilegiar o trabalho em sala de aula, as visitas monitoradas de alunos e professores às empresas do agronegócio ficaram prejudicadas. Foram necessárias grandes mudanças. A Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas deixou a cargo das Diretorias Regionais de Ensino a opção de participar do Programa, com a condição de que as visitas fossem realizadas fora do horário de aula. Esta condição impossibilitou a participação dos alunos. Das 10 Diretorias de Ensino que faziam parte do Programa, seis decidiram não interromper a parceria, visto que os alunos esperavam entrar na 1ª série do ensino médio para ter oportunidade de conhecer o agronegócio regional. Araraquara, Barretos, Jaboticabal, Pirassununga, São Joaquim da Barra e Ribeirão Preto permaneceram.

Visitas

O número de participantes do Programa ficou menor, mas as atividades continuaram sendo desenvolvidas normalmente. 

Foram realizadas 86 visitas para professores e 4.786 alunos. Permaneceram os que realmente acreditavam na proposta. As 17 empresas que receberam os grupos reportaram o maior interesse e preparo dos estudantes. O que chamou a atenção dos coordenadores de visitas foi o nível de questionamento a respeito dos processos e a capacidade de absorção do que foi apresentado.

O Encontro de Professores

O encontro que marcou o encerramento do Programa Educacional “Agronegócio na Escola” em 2008 aconteceu na sede da ABAG/RP, em Ribeirão Preto. O evento reuniu 60 representantes, de 23 cidades pertencentes às seis Diretorias de Ensino da região. Cada escola teve 10 minutos para apresentar seu relatório de trabalho, e o que se viu foram professores motivados e felizes com o conteúdo desenvolvido. O tema sugerido pela ABAG/RP: “Agronegócio e Sustentabilidade”, ajustou-se perfeitamente ao conteúdo curricular da Secretaria Estadual da Educação, e pôde ser trabalhado em várias disciplinas: linguagem escrita e falada (leitura, interpretação, produção e tradução de textos), ciências, matemática (gráficos e probabilidades), química, física, biologia, geografia, história (partindo do estudo regional para o global) e artes (produção de peças de teatro, rádio e ilustrações, entre outras manifestações artísticas).

Concursos

Os concursos também foram mantidos. A grande mudança foi no Concurso de Redação que ganhou um novo tema: “Agronegócio e Sustentabilidade”. As escolas receberam material de apoio, textos, livros e vídeos, para subsidiar as pesquisas dos alunos. Neste ano a premiação dos Concursos de Frase e Desenho foi dividida em dois grupos: 16 escolas pertencentes à Diretoria de Ensino de São Joaquim da Barra, e 13 pertencentes às outras 5 Diretorias: Araraquara, Barretos, Jaboticabal, Pirassununga e Ribeirão Preto. A motivação entre os alunos foi tanta que alguns levaram as famílias para assistir a entrega dos prêmios. Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido e baseado nos relatórios apresentados houve a premiação da “Escola Destaque”. A E.E. Enoch Garcia Leal, de Guaíra, recebeu como prêmio uma filmadora. Três professoras: Neli Alves da Silva, de língua portuguesa, Gilmara de Souza Silva, de história e Rosilene Ramos, de biologia, responsáveis pela coordenação dos trabalhos também foram premiadas. Foi o embrião para os futuros concursos do “Agronegócio na Escola”.

Desenho

Vencedores do Concurso de Desenho

1° lugar: Letícia Matanovich Garcia, E.E. Elza Miguel Francisco, de São Joaquim da Barra
1° lugar: Jessica de Cássias Ap. de Lucas, E.E. Nelson Fernandes, de Sta. Rita P. Quatro

2° lugar: Estevão Reis de Almeida, E.E. Elza Miguel Francisco, de São Joaquim da Barra
2° lugar: Nayane Pinna Filó, E.E. Enoch Garcia Leal, Guaíra

3° lugar: Fábio Henrique da Silva, E.E. Fábio José de Araújo, de Aramina
3° lugar: Olivia Dória Piccolo, E.E. Cons Gavião Peixoto, de Gavião Peixoto

Continue lendo

Desenho
Frase

Vencedores do Concurso de Frase

1° lugar: Samantha Caroline Ferreira, E.E Manoel Martins, de Morro Agudo
1° lugar: Nayane Pinna Filó, E.E. Enoch Garcia Leal, de Guaíra

2° lugar: Leonardo José Segantini, E.E. Manoel Martins, de Morro Agudo
2° lugar: Maíra Maria Nascimento da Silva, E.E. Enoch Garcia Leal, de Guaíra

3° lugar: Miriã da Silva Feitosa, E.E. Oswaldo Ribeiro Junqueira, de Orlândia
3° lugar: Igor Oliveira Correira, E.E. Augusto da Silva César, de Araraquara

Continue lendo

Frase

Arquivos para download

2008.png Baixar agora
ABAG/RP