Números de 2001:

967

alunos

180

professores

27

visitas de alunos

6

visitas de professores

7

escolas

4

municípios

Projeto Piloto

Projeto Piloto

O piloto do então Projeto Educacional “Agronegócio na Escola” foi desenvolvido em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Jaboticabal. O objetivo foi mostrar a interdependência campo-cidade e levar os conceitos fundamentais do agronegócio para as salas de aula.

A ABAG/RP desenvolveu uma metodologia baseada na capacitação de professores, com palestras e visitas, para aproximá-los da realidade do agronegócio e estabelecer a conexão entre teoria e prática. 

Atendendo sugestão da Diretoria Regional de Ensino de Jaboticabal o Projeto foi desenvolvido com alunos da primeira série do ensino médio, de sete escolas, de quatro municípios: Jaboticabal, Monte Alto, Guariba e Pradópolis.

Capacitação

Capacitação

A palestra pioneira, para 70 professores, foi proferida por um dos mais respeitados líderes do agronegócio brasileiro, Roberto Rodrigues, que deu uma inspiradora aula sobre o setor e declarou: “Este é um sonho que se torna realidade, e que além da valorização do agronegócio brasileiro trabalha pela cidadania na acepção plena da palavra”.

Visitas de Professores

As etapas seguintes foram as visitas às associadas da ABAG/RP: Cocapec, Coonai, Coplana, Usina São Martinho, Usina São Francisco e Usina Vale do Rosário. 

Além dos parques industriais e das áreas de cultivo foi possível apresentar aos professores os trabalhos de preservação ambiental, promoção social, capacitação profissional, entre outros.

Visitas de alunos

Visitas de alunos

De volta às escolas, a aplicação dos conceitos foi feita livremente pelos professores nas diferentes disciplinas, para 5.260 alunos. Para manter a ideia viva, foram realizadas 27 visitas e um concurso de redação com o tema  “Agricultura, tecnologia e meio ambiente”. Inscreveram-se 967 alunos, e os autores dos 30 melhores trabalhos, acompanhados de seus professores, foram convidados para conhecer a 8ª Agrishow - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, em Ribeirão Preto.

Neste mesmo ano foram criados o vídeo e a cartilha “Agronegócio sua vida depende dele”. O projeto também ganhou como logotipo um ônibus em movimento, traduzindo a dinâmica do Projeto.

Redação

Vencedores do Concurso de Redação

Priscila Francine Pereira, E.E. Profª Nelly Bahdur Cano, de Monte Alto
Josiane de Cassia Simoni, E.E. Profª Nelly Bahdur Cano, de Monte Alto
Flávia R. Maria, E.E. Profª Nelly Bahdur Cano, de Monte Alto
Delciane Raymundo, E.E. Profª Nelly Bahdur Cano, de Monte Alto
Tatiane Aparecida Nicolau, E.E. Dr. Joaquim Batista, de Jaboticabal...

Continue lendo

Redação

Municípios participantes em 2001:

2001.png Baixar agora