Números de 2004:

12100

alunos

1090

professores

249

visitas de alunos

8

visitas dos professores

68

escolas

35

municípios

As Diretorias de Ensino de São Joaquim da Barra e de Ribeirão Preto aderiram ao Programa, que chegou a 68 escolas, em 35 municípios da região. A participação cresceu. Foram 12.100 alunos e 1.090 professores que tiveram a oportunidade de conhecer a realidade do agronegócio regional.

Palestra

No dia 13 de março foi realizada a Palestra de Capacitação de professores do Programa Educacional, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto. Mais uma vez o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, abriu espaço em sua agenda para participar da capacitação dos professores do “Agronegócio na Escola”. Estiveram presentes 600 convidados. 

O evento foi aberto com duas apresentações de estudantes da Diretoria de Ensino de Sertãozinho. A primeira, um coral formado por alunos da E.E. Odulfo de Oliveira Guimarães, de Viradouro, seguida de solo de teclado e voz do aluno Jean William Silva, de Sertãozinho, que participou do Programa em 2001 e que se tornou um dos mais famosos tenores do Brasil.

Roberto Rodrigues apresentou dados atualizados do agronegócio nacional. Falou da evolução da produção e da produtividade, fruto da adoção de tecnologias, que por sua vez são resultantes de investimentos em P&D; e a importância do agronegócio para a economia regional e nacional. Traçou também um panorama geral sobre grandes players internacionais do setor, o ranking dos produtos brasileiros no mercado externo, as potencialidades e ameaças. Assuntos  complementares aos que estão nos livros didáticos.

O Concurso de Redação

O Concurso de Redação

No dia 28 de abril os alunos vencedores do Concurso de Redação, acompanhados de seus professores e coordenadores das oficinas pedagógicas, visitaram a 11ª Agrishow. 

A ABAG/RP providenciou tudo para que os alunos pudessem visitar a feira: transporte, ingressos e alimentação. Os 176 visitantes transitaram pela Agrishow com camisetas e bonés do Programa guiados pela equipe executiva da ABAG/RP. Visitaram a exposição estática e viram as dinâmicas de campo. Com a visita, puderam constatar o que o ministro Rodrigues havia dito na palestra: incorporação de tecnologia pode ser sinônimo de aumento de produtividade, pois é uma das grandes aliadas para o aumento da produção sem o aumento, na mesma proporção, da área plantada.

Visitas:

Visitas:

A possibilidade de visitar empresas continuou sendo o grande atrativo. Foram 256 visitas de maio a dezembro. 

No dia 15 de maio, 200 professores, divididos em 7 grupos, visitaram: Agromen, Central Leite Nilza, Usina Vale do Rosário, Cocapec, Tatu Marchesan, Usina Santo Antonio, Usina São Francisco e Usina São Martinho.

As 249 visitas de alunos seguiram um cronograma estabelecido em comum acordo entre ABAG/RP, empresas e escolas. Participaram mais de 11 mil alunos e 500 professores.

As visitas foram realizadas nas empresas: Açucareira Corona, Agri-Tillage, Brejeiro, Canaoeste, Carol, Central de Leite Nilza, Cia Açucareira Vale do Rosário, Cocapec, Coplana, Fazenda Santa Isabel, Fazenda Sapecado, Tatu Marchesan, Rações Fri-Ribe, Usina Batatais, Usina Buriti, Usina da Pedra, Usina Ibirá, Usina Mandú, Usina Santo Antonio, Usina São Francisco e Usina São Martinho. 

Encontro de Professores:

Encontro de Professores:

O Encontro aconteceu no dia 17 de novembro, no Centro de Convenções Ribeirão Preto e contou com a presença de mais de 300 professores, além dos responsáveis pelo recebimento dos alunos e professores nas empresas, associados, conselheiros e diretores da ABAG/Nacional. Neste encontro o diretor da ABAG, Luis Carlos Corrêa Carvalho, falou sobre as alternativas energéticas aos combustíveis fósseis. 

Mantendo a tradição, no evento foram premiados os vencedores dos Concursos de Frase e Desenho. Neste ano as premiações foram regionalizadas. Foram entregues: 10 bicicletas, 10 máquinas fotográficas e 10 relógios de pulso. 

Além disso,  uma dinâmica realizada pelos professores destacou as palavras que para eles traduziam o Programa Educacional e o Agronegócio: oportunidade, envolvimento, consciência, desenvolvimento sustentável, avanço,  compromisso, futuro, empregos, dinamismo, valorização e parceria, uma forma ainda incipiente da atualmente conhecida “Nuvem de Palavras”.

Concurso de Logomarcas:

Concurso de Logomarcas:

Para incentivar os professores e coordenadores participantes do Programa Educacional, foi criado neste ano um concurso de logomarcas. O vencedor foi o professor Jorge Luis Prelinoti, da E.E. Cel José Aleixo Passos, de Brodowski, que recebeu como prêmio um aparelho DVD, também entregue durante o Encontro.

Redação

Vencedores do Concurso de Redação

Thiago J. Serra, E.E AURÉLIO ARROBAS MARTINS
Phylip Vitti Felippelli, E.E AURÉLIO ARROBAS MARTINS
Vinícius da Silva, E.E. PROF. NELLY BAHDUR CANO
Aparecida Francisco Moreira Gomes, E.E. PROF. NELLY BAHDUR CANO
Raphael Orloski Motta, E.E. ABÍLIO ALVES MARQUES
Carolina Moretto, E.E. ABÍLIO ALVES MARQUES
Jusimar Jesus Sacramento, E.E. BENEDITO ORTIZ
Camila Martins Lion, E.E. BENEDITO ORTIZ
Raphael...

Continue lendo

Redação
Frase e desenho

Vencedores dos Concursos de Desenho e Frase

1° lugar: Giovana Marques Oliveira, EE Cel. Jose Aleixo Passo, de Brodowski
1° lugar: Francelina Arantes, EE Silvio de Almeida, de Batatais
1° lugar: Jonas Tárcio de Souza, EE Dna. Maria Carolina, de Lima de Nuporanga
1° lugar: Camila Aparecida Alves da Rocha, EE Antônio Francisco D’Ávila, de Ipuã
1° lugar: Daiane Nunes Ferreira, ...

Continue lendo

Frase e desenho
Logomarca

Concurso de Logomarca

Prof. Jorge Luis Prelinoti, E.E Cel José Aleixo Passos, de Brodowski

Logomarca

Municípios participantes em 2004:

2004.png Baixar agora