Números de 2010:

11881

alunos

110

professores

3

visitas de alunos

6

visitas de professores

66

escolas

13

municípios

O sonho encontrou solo fértil!

O “Agronegócio na Escola” completou 10 anos de atividades e voltou a crescer. Em 2010, 14 municípios aderiram ao Programa. Foram capacitados 87 professores, alcançando 11.900 alunos, de 66 escolas. Em uma década, mais de 100 mil alunos já tinham realizado visitas ao setor, em mais de 30 roteiros que incluíam empresas do agronegócio e instituições de ensino e pesquisa da região de Ribeirão Preto, todos associados à ABAG/RP.

Palestra de Capacitação

Palestra de Capacitação

Roberto Rodrigues foi homenageado no aniversário de 10 anos do Programa Educacional “Agronegócio na Escola”.  O grande parceiro proferiu todas as palestras de capacitação, com o mesmo entusiasmo e comprometimento. Mesmo como ministro da agricultura sempre abriu espaço em sua agenda para falar aos professores da região de Ribeirão Preto.  Ele contou, com orgulho, que se preparava especialmente para estes encontros, tentando levar informações que abrangessem todas as áreas do conhecimento, uma vez que os livros não conseguiam acompanhar as mudanças ocorridas no Brasil e no mundo

Visitas de alunos

Visitas de alunos

Alunos e professores do Programa da ABAG/RP continuavam sua maratona de aprendizado com a vida real, vendo nas empresas o uso prático dos conteúdos teóricos dos livros.

Uma das visitas preferidas de 2010 foi a da Ouro Fino Agronegócio, uma referência em medicamentos veterinários. O clima futurista impressionou os jovens. Só de colocar roupas especiais para entrar na fábrica, encontrar portas que se lacram para a abertura da subsequente, respirar um ar totalmente limpo, resultado de uma filtragem especial, deixou todos boquiabertos.

O “Agronegócio na Escola”, com sua proposta de vivenciar o conhecimento,  atendia, de certa forma, o que era orientado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394, de 20 de dezembro de 1996). O Artigo 35,  que vincula teoria e prática, ganhava cada vez mais importância entre os educadores. O inciso IV parecia ter sido escrito para o Programa: a compreensão dos fundamentos científicos-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina;

Evento de Encerramento

Evento de Encerramento

O evento que fechou as atividades do ano foi combustível para o ano seguinte. Na abertura dois momentos marcantes proporcionados por alunos de Ribeirão Preto: a interpretação do Hino Nacional na viola caipira, e do Hino de Ribeirão Preto no violino. 

Posteriormente, os professores tiveram liberdade para apresentar os resultados dos trabalhos realizados durante o ano, e relatar o que o Programa significou para os alunos.

Teve um pouco de tudo: jogral, teatro, telejornal, música, desenho, maquetes, Língua Brasileira de Sinais (Libras), mini palestras, entre outros, tudo regado a entusiasmo e alegria. O evento reuniu quase 200 pessoas. Mais uma oportunidade em que professores trocaram experiências e descobriram novas maneiras de trabalhar o “Agronegócio na Escola”.

A frase da aluna Ana Paula David de Souza, da  EMEF “Raul do Prado Vianna”, de Sertãozinho: “Apague com a borracha de látex toda idéia que você tinha do agronegócio. Escreva em um papel de celulose as palavras progresso e sustentabilidade”, sintetiza a boa colheita do “Agronegócio na Escola” em 2010, e em toda a sua década de trabalho.

Antes de entregar os prêmios: um vale tênis para o primeiro colocado; um MP7 para o segundo; e um MP4 para o terceiro, a ABAG/RP prestou homenagem a Weverton Baviera, coordenador de visitas da Usina São Francisco, que durante os dez anos recebeu, com a mesma dedicação e comprometimento, alunos e professores do Programa.

  • Redação

    Redação

    153 trabalhos

  • Desenho

    Desenho

    199 trabalhos

  • Frase

    Frase

    198 trabalhos

Redação

Vencedores do Concurso de Redação

Potira Amabile C. Arzani, EMEB Abel dos Reis, de Cássia dos Coqueiros
Lairiane Ricobello, EMEF (R) Gil Alexandre Borges, de Colômbia
Franciele Falopa Fernandes, EMEF Santa do Prado Maximiano, de Colômbia
Carla Caroline Pereira, EMEF CAIC Dr. Cid Muniz Barreto, de Descalvado
Ana Paula da Silva Borges, EMEF Maria Sylvia Traldi de Ma...

Continue lendo

Redação
Desenho

Vencedores do Concurso de Desenho

1° lugar: José Ayrton Antonicheli, EMEB Paulo Freire, de Ribeirão Preto
1° lugar: Julia Maria Lino da Silva, EMEF Fabiano Alves de Freitas, de Ituverava
1° lugar: Eduardo de Lima Vieira, EMEF Profª Maria Ignês L. Rossi, de Ribeirão Preto

2° lugar: Sâmara Alves da Silva, EMEF Profª Edna M. do A. Marini, de Descalvado
2° lugar:

Continue lendo

Desenho
Frase

Vencedores do Concurso de Frase

1° lugar: Ana Paula David de Souza, EMEF Raul do Prado Vianna, de Sertãozinho
1° lugar: Lucas da Silva Ramos, EMEF Profª. Maria Barbosa, de Ituverava
1° lugar: Ana Paula R. de Lima, EMEF Prof. Raul Machado, de Ribeirão Preto

2° lugar: Ana Carolina Barboza, CAIC Sertaozinho
2° lugar: Jennifer Caroline Degrande Silva, EMEB Jor...

Continue lendo

Frase

Municípios participantes em 2010:

2010.png Baixar agora