Login

Números de 2005:

17240

alunos

1200

professores

290

visitas de alunos

9

visitas de professores

91

escolas

44

municípios

Capacitação

Capacitação

No aniversário de cinco anos, o Programa Educacional “Agronegócio na Escola” já alcançava 41 cidades pertencentes a cinco diretorias de ensino. Os números só cresciam e a realidade do agro estava cada vez mais próxima da educação regional. Noventa escolas já participavam das atividades oferecidas pela ABAG/RP, 1.200 professores e mais de 17 mil alunos.

A palestra de capacitação de professores do Programa Educacional, mais uma vez contou com a presença de um ministro de Estado. Roberto Rodrigues fez uma das mais concorridas palestras no Centro de Convenções Ribeirão Preto. Mais de 650 convidados lotaram a sala. 

O ministro começou a palestra com a frase do ex-presidente estadunidense Benjamin Franklin: “Se as cidades forem destruídas e os campos forem conservados, as cidades ressurgirão, mas se queimarem os campos e conservarem as cidades, estas não sobreviverão”. Ele disse que se somente esta frase ficasse marcada para os professores ele já teria cumprido seu papel, pois seu trabalho tem sido explicitar a relação campo-cidade. Os professores assistiram a uma ”senhora aula” de atualidades e agronegócio, e saíram dali prontos para as etapas seguintes da capacitação.

Visitas

Visitas

Pelo quinto ano consecutivo os alunos do Programa visitaram a Agrishow, em sua 12 edição. Nas escolas a expectativa pelo lançamento do concurso de Redação era muito aguardado. O tema “Agronegócio, tecnologia e meio-ambiente” permanecia, mas o olhar dos jovens sobre o setor era cada vez mais próximo da realidade.

No dia 14 de maio, 166 professores, divididos em 7 grupos, visitaram as empresas associadas à ABAG/RP para vivenciar o dia a dia no campo e nas indústrias. Foram visitadas: a Agri-Tillage, Brejeiro, Usina Mandú, Usina da Pedra, Usina Santa Cruz, Usina Santa Fé, Usina Santo Antonio, Usina São Francisco e Usina São Martinho. 

Após as visitas, os professores passavam a trabalhar o tema agronegócio em sala de aula, o que também servia para preparar os alunos para as suas visitas.

Foram realizadas 281 visitas ao longo do ano letivo. Mais de 12 mil alunos e 600 professores saíram das escolas para ver conceitos dos livros didáticos de: química, física, matemática, biologia e até mesmo de português e inglês sendo usados nas empresas.

Evento de Encerramento

Evento de Encerramento

Diferentemente dos anos anteriores, o Encontro de Professores, realizado sempre ao final do ano letivo, foi regionalizado para que as experiências individuais fossem compartilhadas, as dúvidas sanadas e as sugestões apresentadas. 

A equipe executiva da ABAG/RP foi nas seis diretorias regionais de ensino para ver como o Programa foi trabalhado. Ficou evidente que, apesar de estar em seu 5º ano consecutivo, ainda existiam experiências novas sendo aplicadas para melhor compreender o agronegócio. 

Os concursos de Frase e Desenho foram premiados nesses encontros e os trabalhos dos alunos demonstravam a evolução no entendimento sobre o tema.

Redação

Vencedores do Concurso de Redação

Thiago Antunes Fernandes Oliveira, E.E. José Pacífico, de Guariba
Gisele Lima Soares, E.E. Profª Josephina de Camargo Neves, de Guariba
Mariana Chagas da Silva, E.E Profª Nelly Bahdur Cano, de Monte Alto
Vítor Sartori da Costa Vitório, E.E. Dr. Luiz Zacharias de Lima, de Monte Alto
Jéssica Naiara Teixeira, E.E. Dr. Paraíso Cavalcanti, de Bebedouro
Kelly Gomes Casulo, E.E. Prof. João Domingos Madeira, de Bebed...

Continue lendo

Redação
Desenho

Vencedores do Concurso de Desenho

1º lugar: Kelen Cristina Dourado Dal Olio, E.E. Profa Chlorita de Oliveira Penteado Martins, de Matão
1° lugar: Priscila C. de Paula, E.E. Prof. Otávio Martins, de Franca
1° lugar: Carlos Donizete N. Pewgo, E.E. Profa Nelly Bahdur Cano, de Monte Alto
1° lugar: Gisele Patrícia de Oliveira, E.E. Capitão Virgílio Garcia, de São Simão
1° lugar...

Continue lendo

Desenho
Frase

Vencedores do Concurso de Frase

1° lugar: Giovane Bruno Pomim, E.E Conselheiro Gavião Peixoto, de Gavião Peixoto 
1° lugar: Elda Souza Barbosa, E.E João de Faria, de Cristais Paulista
1° lugar: Aline Francis Machado Secato, E.E. Dr. Joaquim Batista, de Jaboticabal
1° lugar: Elisângela Ferreira da Silva, E.E. Profa Maria Virgínia Mansur Biagi, de Batatais
1° lugar:

Continue lendo

Frase

Municípios participantes em 2005:

2005.png Baixar agora